sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Diminuem mais de 85% focos de calor no Pantanal em Mato Grosso, constata instituto

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria estadual do Meio Ambiente detalhou, há pouco, que Mato Grosso reduziu em 85,8% os focos de calor identificados no Pantanal neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Também houve redução nos biomas Cerrado (28%) e Amazônia (26,3%). O período analisado foi do dia 1º de janeiro a 20 deste mês. O dado é do monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Em todo o Estado, sem distinção de bioma, a redução em comparação com o ano passado é de 33,6%, com 2.623 focos identificados em 2021, e 4.254 no ano passado, considerando o mesmo período. Cerca de 90% dos focos de calor identificados estão localizados entre as mais de 150 mil propriedades privadas, cerca de 5% em áreas de assentamento, que são 668 em todo o território mato-grossense, 3,6% em terra indígenas e 1% em unidades de conservação.

A considerável redução é resultado da política do Estado de prevenção aos incêndios florestais, e de combate ao desmatamento ilegal – prática diretamente ligada ao uso do fogo. Ações preventivas como a conscientização e capacitação de pantaneiros para o uso consciente do fogo, parcerias com a comunidade, pousadas, e ação direta dos bombeiros fiscalizando e atendendo chamados.

As ações de prevenção e combate ao fogo se intensificam com a aproximação do período proibitivo de queimadas, que foi antecipado em 15 dias pelo decreto estadual. Fica proibido o uso do fogo em áreas rurais a partir do dia 1º de julho a 30 de outubro.

Um foco de calor é um dado capturado pelos satélites de monitoramento do INPE que indica a ocorrência de um ou mais incêndios na mesma localidade. Os satélites de referência captam dados diários para compor a série temporal ao longo dos anos e assim permitir a análise de tendências nos números de focos para as mesmas regiões, e entre regiões em períodos de interesse.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE