sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Diminuem denúncias de exploração sexual no Conselho Tutelar de Sinop

PUBLICIDADE

O Conselho Tutelar de Sinop continua recebendo denúncias de exploração e crime sexual contra menores. Este ano, de janeiro a abril, sete casos já foram confirmados. Cerca de 87% dos casos, segundo a presidente do Conselho, Chirlei Weber, acontece dentro da própria casa das crianças, por pais ou padrastos, e as vítimas são meninas.

Mas, a presidente ressalta que os números estão sendo menores em comparação com o ano passado, quando foram confirmados 45 casos em Sinop. “Não podemos confirmar se realmente diminuíram os casos ou se as pessoas estão cada vez mais com medo de denunciar”, disse. Segundo ela, um dos maiores problemas encontrados é o medo que as pessoas e familiares têm de fazer a denúncia.

Chirlei Weber alerta que todas as denúncias que chegam ao Conselho são averiguadas e que as pessoas não precisam se identificar. No ano passado, muitos casos comoveram a sociedade sinopense. De acordo com a presidente, houve um crescimento de 30% nas denúncias de abuso sexual de crianças e adolescentes em relação a 2004.

Quando os casos são confirmados, os menores são encaminhados para o programa Sentinela. Atualmente, 11 crianças são atendidas em Sinop. Elas recebem atendimentos com psicólogos, assistentes sociais e educadores. O programa foi implantado em 2001 no município.

Hoje também acontece uma série de atividades pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Alunos de escolas municipais participarão de palestras, teatros, entre outros. Este é o terceiro ano que a campanha é realizada em Sinop, com objetivo de reduzir os casos de exploração de menores.

Este ano o Conselho Tutelar já recebeu 462 denúncias de crimes sexuais, maus-tratos, abandono, rebeldias, entre outros, no município. Desses, 300 foram atendidas nos quatro meses.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE