Mato Grosso encerrou 2013 com queda no número de acidentes envolvendo aeronaves. Só Notícias teve acesso a um relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que aponta 20 ocorrências contra 19, do ano anterior. Foi um acidente a menos, representando decréscimo de aproximadamente 5%. A maioria envolveu aviões agrícolas, óbitos ou feridos não são apontados.
O documento mostra que os acidentes foram Sinop, Lucas do Rio Verde, Canarana, Pontes e Lacerda, Cáceres, Vila Bela da Santísssima Trindade, Sorriso, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis, Primavera do Leste (2), Tangará da Serra (2), Cuiabá, Santa Rita do Trivelato, Sapezal, Juína, Tapurah e Santo Antônio de Leverger.
Entre os tipos de ocorrências, a perda de controle em voo e solo, problemas com trem de pouso, pouso brusco, falha no motor em voo, pouso longo, colisão com obstáculo no solo, fenômenos meteorológicos e estouro de pneu são apontadas para os incidentes.
Uma das últimas ocorrências foi registrada em Lucas do Rio Verde. O piloto do avião agrícola Ipanema, Paulo Pavão, 34 anos, que caiu, em 18 de dezembro, em uma fazenda, que fica entre os municípios de Lucas do Rio Verde e Tapurah, recebeu alta e foi liberado do hospital em Lucas onde estava internado. Ele estava fazendo pulverização de defensivos agrícolas em uma plantação de soja quando a aeronave acabou tendo problemas, possivelmente em uma das asas, e caiu.
No aeroporto de Sinop, em abril, um piloto haitiano, que comandava o avião monomotor que acabou saindo da pista e ficou de “cabeça para baixo”, explicou que freou para não atropelar um cachorro que avistou, ao pousar poucos minutos após uma chuva. O relato consta no histórico do voo, no relatório final do acidente, concluído pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O avião estava sendo levado dos Estados Unidos para o Paraguai. Houve somente danos materiais.