PUBLICIDADE

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças será realizado em MT

PUBLICIDADE

18 de maio de 1973. Neste dia, o silêncio de uma cidade, diante de um crime bárbaro que vitimou uma criança de apenas 8 anos, culminou na impunidade dos agressores. O fato ocorrido na cidade de Vitória (ES), há quase quarenta anos, foi crucial para que o 18 de maio se tornasse uma data marco para a realização de campanhas nacionais de sensibilização para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em Mato Grosso, a data será lembrada pelo governo do Estado na próxima sexta-feira (18), com a realização da campanha de Mobilização Estadual contra a Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A programação alusiva ao combate de tais práticas inicia, às 14 horas, com o lançamento da campanha 2012 no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, situado no Centro Político Administrativo. Na sequência, às 16 horas, será promovida uma caminhada de mobilização e sensibilização da sede do Poder Executivo estadual até a Praça Ulisses Guimarães, localizada na Av. Historiador Rubens de Mendonça.

Na ocasião, serão distribuídos os materiais informativos que massificam os números disque 197 e 100 para as denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Toda ação está sendo desenvolvida em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Procuradoria Especializada em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, além das participações da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, dos Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA e de Educação – CEE, do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da Associação das Primeiras-Damas de Mato Grosso (APDM), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho em Mato Grosso (SRTE/MT) e a Comissão Interestadual do Centro-Oeste para Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes (CIRCO), entre outros.

De acordo com a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, a cada ano é constatada uma maior participação dos municípios na mobilização em torno do 18 de Maio, seja por meio de caminhadas, de audiências públicas, de debates nas escolas, concurso de redação nas escolas, exibição de filmes e debates, realização de seminários e oficinas temáticas e de prevenção a violência sexual, panfletagem entre outras ações.

"Convocamos a todos, famílias, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia, entre outros setores, para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida", afirmou Roseli Barbosa.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE