sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Detran Mato Grosso recebe projetos da MTI para leilão de veículos e maior controle de aulas práticas

PUBLICIDADE
Só Notícias

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) finalizou dois novos projetos para modernizar o sistema do Departamento Estadual de Trânsito no Estado. Foram entregues para o órgão de trânsito os projetos do leilão DetranNet, que já está em funcionamento, e a Telemetria, cujo uso está previsto para iniciar em abril.

O projeto do leilão incluiu a implantação de novas funcionalidades e melhorias no sistema, que já serão percebidos no novo certame, cujo edital deve ser publicado no mês de abril. Somente no último leilão, de 444 veículos, o Detran arrecadou R$ 1,6 milhão. O da telemetria visa à integração entre Detran e Centros de Formação de Condutores (CFC). visando ter o controle e registro das aulas práticas através das câmeras de monitoramento e GPS nos veículos das autoescolas.

Para o diretor de Habilitação do Detran, Alessandro Andrade, o projeto da telemetria representa um passo gigantesco para a segurança e o controle de aulas práticas, uma vez que todo o registro das aulas passará a ser informatizado no sistema do Detran – e não mais manualmente. A previsão é de que a telemetria seja implantada em todos os veículos para requerimento de primeira habilitação na categoria B, para adição de categoria, na categoria B, e para mudança de categoria, nas categorias C, D e E.

“O sistema de telemetria vai permitir ao Detran o controle – através de biometria, foto, vídeo e áudio – das aulas ministradas pelas autoescolas. O Detran também vai ter acesso ao GPS, quilômetro rodado, duração de aula e sensores instalados nos veículos para verificar se a aula está sendo praticada. Até então, os lançamentos das aulas eram feitos de forma manual e controle em papel, o que permitia um grande número de fraudes”, disse.

Desse modo, segundo Alessandro, a telemetria vai oferecer ao Detran maior segurança no controle das aulas, pois será possível exigir o cumprimento integral de toda a carga horária das aulas e não será permitido que o aluno realize um número menor de aulas. “Haverá o cumprimento de todas as aulas, a monitoria dessas aulas, além de possibilitar também a monitoria dos veículos nos dias de teste”, afirmou, através da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE