segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Detran instala novo sistema de prova prática para emitir CNH no Estado

PUBLICIDADE

Os alunos que estiverem aptos a realizar a prova prática para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) irão utilizar o novo sistema de gestão implantado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran), a partir de segunda-feira (25), em fase experimental. Todos os equipamentos para o início do trabalho dentro deste formato já estão disponíveis e começam a operar oficialmente em 1º de setembro.

A partir de agora, todas as provas práticas serão monitoradas eletronicamente com o objetivo de reduzir o número de fraudes e agilizar o trabalho dos examinadores. “Está tudo pronto para o início do novo trabalho. Os primeiros dias serão de testes, pois embora seja um sistema conhecido e implantado em outros estados, ainda é novo para nós. Mas não temos dúvidas de que se trata de um projeto que trará modernidade, além de aumentar o poder de fiscalização”, explica o diretor de Habilitação, Leandro Jacarandá.

A primeira mudança é nos agendamentos para a prova. O candidato ainda fará a inscrição através dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), a diferença é que o valor que antes era pago para a auto escola para utilização dos carros, agora é realizado através do site do Detran-MT. Pelo valor total de R$ 104, o candidato terá acesso a um sistema de biometria e gravação de áudio e vídeo em todos os passos da prova, o que lhe garantirá total transparência na execução.

O condutor terá toda a prova gravada com áudio e vídeo para posterior análise. Com o novo sistema de gestão, as planilhas que eram preenchidas manualmente serão substituídas por tablets, nos quais o examinador terá todas as informações do candidato e lançará online a aprovação ou reprovação durante a execução do exame. Com a exclusão da papelada que antes demorava dias para ser digitada, o candidato receberá imediatamente após o teste a impressão do resultado.

Com o carro totalmente monitorado, as ações do candidato serão registradas em arquivo e, em caso de discordância, poderá ser solicitado através de protocolo no Detran-MT. Essa medida também visa proteger a idoneidade do examinador.

O funcionamento é simples e cada vez que o candidato cometer uma falta será registrado pela telemetria. Caso o aluno seja aprovado e o sistema identificar que deveria ter sido reprovado, um relatório será emitido à autarquia que poderá tomar as medidas cabíveis. “Não creio que vamos precisar dessa faceta do programa, mas saber que podemos contar também com essa tecnologia é imprescindível, pois poderemos manter um trabalho de reciclagem ainda mais rigoroso”. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE