quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Detran fará curso para formar despachantes em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Quarenta pessoas participam das aulas da primeira turma do Curso de Formação de Despachante de Trânsito, que começaram na segunda-feira (22) e terminam na sexta-feira (26). O curso é realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) por meio da Escola Pública de Trânsito, que também realizará mais três cursos até o dia 3 de julho: Direção Defensiva, Atualização de Despachante de Trânsito e Multiplicadores de Educação para o Trânsito.

Com a formação, os participantes adquirem conhecimento técnico para exercer a profissão de despachante de forma especializada oferecendo qualidade, eficiência, segurança e fluidez. No entanto, só poderão exercer a profissão após credenciamento junto ao Detran.

Os alunos do Curso de Formação de Despachante receberão instruções sobre ética e cidadania, habilidade de gestão de pessoas, organização administrativa do Detran-MT e legislação. O curso tem a carga horária de 40h/aula e é realizado em período integral, das 8h às 17h10, na Escola de Governo do Estado de Mato Grosso. As aulas são ministradas por uma equipe docente formada por servidores do Detran-MT com expertise em suas respectivas áreas.

De acordo com a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas, diversas estratégias de ensino serão adotadas e o objetivo é que os recursos utilizados pelos professores proporcionem aprendizagens significativas. “Os temas serão abordados em aula expositiva dialogada, estudo dirigido, problematização, trabalho em equipe, dinâmicas de grupo, leitura, discussões e debates”.

Renata explicou que a partir destas diretrizes, após a conclusão do curso e devido credenciamento junto à autarquia, os profissionais terão condições de representar os interesses de seus clientes em processos de registro, transferência, licenciamento e outros assuntos relativos a veículos automotores e reboques.

Além disso, desenvolverão competências e habilidades para examinar e verificar a regularidade documental através da inspeção de procedência veicular nos processos em que haja necessidade de emissão de Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV) anual e demais atos do artigo 10 da Lei 6.076/1992. Os despachantes serão responsáveis em verificar a regularidade documental e proceder o encaminhamento e acompanhamento dos processos confiados e, também, requerer certidões para a instrução dos mesmos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão de Mato Grosso fatura mais de R$ 45 mil na Mega-Sena

O bolão de Cáceres foi premiado, ontem à noite, no...

Inscrições de seletivo com 69 vagas terminam amanhã em Mato Grosso; salários até R$ 6 mil

As inscrições do processo seletivo da prefeitura de Paranatinga,...
PUBLICIDADE