sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Detran descredencia cinco autoescolas por venda ilegal de carteiras de habilitação em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Mayke Toscano)

A Diretoria de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso cassou o credenciamento de cinco Centros de Formação de Condutores (CFCs), nos municípios de General Carneiro, Pontal do Araguaia, Araguaiana e Barra do Garças, por esquema de venda ilegal da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial de Estado. Também tiveram o descredenciamento nove diretores e dois instrutores das CFCs cassadas. Com a determinação, as autoescolas estão proibidas de aceitar alunos e têm 30 dias para recorrer.

A cassação do credenciamento foi imposta após a apuração de irregularidades em que os CFCs eram suspeitos de facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. A descoberta das fraudes ocorreu após a deflagração da Operação Fraus, em 2013, pela Polícia Civil em 39 municípios.

A facilitação envolvia a emissão de documentos sem a realização de aula teórica e prática, com ausência ou simulação de exames psicológicos ou médicos, com realização de provas práticas por terceiros, entre outras situações, o que configuraria no âmbito penal: falsidade ideológica, falsidade material, corrupção passiva e ativa.

As penalidades impostas decorrem de processos administrativos instaurados no ano de 2016 pelo Detran. Após apuração, foram constatadas infrações previstas na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que “regulamenta o credenciamento de instituições ou entidades públicas ou privadas para o processo de capacitação, qualificação e atualização de profissionais, e de formação, qualificação, atualização e reciclagem de candidatos e condutores”.

No início do mês, 25 servidores foram demitidos do Detran em Mato Grosso por envolvimento com o esquema. De acordo com a investigação, os servidores em comum acordo com as CFCs facilitavam a emissão da primeira habilitação ou a renovação da autorização para dirigir em troca de vantagens indevidas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria de MT apresenta plano de educação no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...

Motociclista é hospitalizado após colidir com carreta em rodovia de Alta Floresta

O acidente envolvendo uma Honda Titan preta e veículo...

Novo sorteio da Mega-Sena será neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.718 da Mega-Sena serão...
PUBLICIDADE