PUBLICIDADE

Detentos serão recambiados em janeiro para presídio de Sinop

PUBLICIDADE

Está tudo pronto para a inauguração do novo presídio de Sinop, que começa a receber em janeiro os cerca de 170 detentos que estão na cadeia sinopense, que continua lotada. O presídio está com 98% das obras concluídas e falta definir a data de inauguração (que já foi adiada por pelo menos 3 vezes). O presídio tem 9 mil metros quadrados tem capacidade para abrigar 326 detentos. São 40 celas coletivas com capacidade para 16 presos cada, 16 celas individuais e 09 para isolamento. Também possui quadras de esportes, salas para aulas, espaço para visitas e encontro íntimo, além da área administrativa que fica na parte da frente do prédio. Foi construída a 12 quilômetros da cidade, no bairro Alto da Glória, e receberá presidiários de todo o Nortão, desde Nova Mutum a Alta Floresta.

Segundo o secretário adjunto de Justiça de Mato Grosso, Sebastião Ribeiro Filho, a obra foi entregue pela empreiteira e inspecionada por fiscais do Governo do Estado e do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça. Mas, segundo o secretário, mesmo estando pronto e recebendo os detentos na primeira quinzena, a inauguração deve ficar para depois do dia 23 de janeiro.

Em Sinop o presídio resolverá um dos maiores problemas de segurança pública enfrentado pela população. Superlotada e sem estrutura, a cadeia funciona no centro da cidade e não oferece segurança aos moradores. No início de janeiro os mais de 150 detentos começam a ser transferidos para o presídio.

A unidade foi construída com recursos do Governo Federal, em parceria com o Estado e o município, que doou o terreno, com investimentos de aproximadamente R$ 12 milhões.

O presídio leva o nome do ex-delegado Osvaldo Florentino Leite Pereira – conhecido como Ferrugem- que atuou muitos anos no Nortão. Ferrugem ficou tetraplégico e foi obrigado a usar cadeira de rodas, após levar um tiro durante uma operação, mas mesmo assim continuou trabalhando e recusou a aposentadoria. E ficou muito conhecido na época, por fazer a prisão de um criminoso que atuou na região e no município de Castelo dos Sonhos (PA), conhecido como “Rambo”.

Os 159 funcionários que farão parte do efetivo da nova unidade já foram selecionados e estão passando pelo processo de contratação.

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE