O desmatamento em Mato Grosso diminuiu em outubro e novembro de 2009 e continua sendo o 2º maior em derrubada de florestas. Foram 42 km² em 60 dias, de acordo com levantamento do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (Inpe). Colniza e Barra do Bugres estão os dois municípios mato-grossenses que estão na lista dos 10 maiores em desmates, no país. O Pará lidera o ranking do desmatamento acumulado nos dois meses, com 108 km² a menos de floresta em outubro e novembro. Nos 2 meses, em todos os Estados foram 247 quilômetros quadrados (km²) de floresta desmatadas. Na comparação com os mesmos meses de 2008, houve queda de 72,5%.
“Esses são os primeiros números pós Arco Verde, que cobriu os 43 municípios mais desmatadores”, disse o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente. O governo atribui a queda no desmatamento às operações de fiscalização e controle, realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança e às atividades da Operação Arco Verde, que oferece alternativas econômicas ao desmatamento ilegal.
“A meta é reduzir o desmatamento em 80% e chegar a 3,5 mil km² em 2020. Podemos alcançar essa meta ainda este ano, com nove ou dez anos de antecedência”, aposta.
(Atualizada às 16:21h)