PUBLICIDADE

Desmatamento cai e MT é 2º no ranking nacional

PUBLICIDADE

O desmatamento em Mato Grosso diminuiu em outubro e novembro de 2009 e continua sendo o 2º maior em derrubada de florestas. Foram 42 km² em 60 dias, de acordo com levantamento do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (Inpe). Colniza e Barra do Bugres estão os dois municípios mato-grossenses que estão na lista dos 10 maiores em desmates, no país. O Pará lidera o ranking do desmatamento acumulado nos dois meses, com 108 km² a menos de floresta em outubro e novembro. Nos 2 meses, em todos os Estados foram 247 quilômetros quadrados (km²) de floresta desmatadas. Na comparação com os mesmos meses de 2008, houve queda de 72,5%. 

“Esses são os primeiros números pós Arco Verde, que cobriu os 43 municípios mais desmatadores”, disse o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente. O governo atribui a queda no desmatamento às operações de fiscalização e controle, realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança e às atividades da Operação Arco Verde, que oferece alternativas econômicas ao desmatamento ilegal.

“A meta é reduzir o desmatamento em 80% e chegar a 3,5 mil km² em 2020. Podemos alcançar essa meta ainda este ano, com nove ou dez anos de antecedência”, aposta.

(Atualizada às 16:21h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE