PUBLICIDADE

Desmatamento aumenta 190% em fevereiro e março em MT

PUBLICIDADE

Mato Grosso registrou alta de 190% no desmatamento nos meses de fevereiro e março deste ano, cerca de 174 quilômetros quadrados, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o estado registrou 60 quilômetros quadrados de área desmatada. Os dados são do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

O Estado foi o responsável por 81% do desmatamento registrado na Amazônia no período, muito à frente do segundo colocado, Rondônia, com 9%. Comparando os oito primeiros meses do calendário atual de desmatamento (agosto de 2015 a março de 2016) com o mesmo período do ano passado (agosto 2014 a março de 2015), o Estado apresentou uma redução de 7% na área desmatada, passando de 639 quilômetros quadrados para 595 km².

Em fevereiro e março deste ano, a maioria do desmatamento (88%) ocorreu em áreas privadas e o restante (12%) em assentamentos da reforma agrária. Entre os dez municípios da Amazônia que mais desmataram, oito são de Mato Grosso. Marcelândia e Feliz Natal, dois municípios que saíram da lista crítica do MMA, lideram a lista dos municípios do bioma amazônico que mais registraram desmatamento, com 27,9 km² e 26 km², respectivamente. Os outros municípios mato-grossenses que constam na lista são: Nova Maringá (13 km²), Juína (12.2 km²), Santa Carmem (10.5 km²), Aripuanã, (8.6km²) Diamantino (7.6 km²) e Juara (7.4 km²).

Para a diretora adjunta do ICV, Alice Thuault, o momento exige uma resposta rápida por parte do governo do estado para enfrentar o problema, sobretudo pelo compromisso assumido com a Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) de zerar o desmatamento ilegal em Mato Grosso até 2020. “Esta é uma situação que demonstra o quanto é necessária a implementação de uma estratégia para combater o desmatamento. Já está quase certo que Mato Grosso vai repetir o aumento do desmatamento do ano passado. Precisamos acabar com essas atividades ilegais que correm soltas em algumas regiões do estado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem 15 incêndios em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar extinguiu um incêndio florestal...
PUBLICIDADE