O designer 3D e professor de computação gráfica, Cícero Moraes, participou da reconstrução facial do rosto de São Valentim. O método utilizado cruza as imagens do crânio do santo com informações dos ossos que identificam a ancestralidade do santo. De acordo com Moraes, foram feitas 250 fotos da relíquia do santo pelo pesquisador cearense, José Luís Lira, em Roma. Com o auxílio de um software, que faz o dimensionamento espacial, criou uma imagem em três dimensões do rosto de Valentim.
O acabamento final da peça será feito pela artista plástica e muralista, Mari Bueno. A previsão é que seja entregue à igreja de Santa Maria de Cosmedin, em Roma, no próximo semestre. As relíquias, junto à face mais coerente possível de como era o santo em vida, poderão ser apreciadas por fiéis que visitarão a basílica.
Valentim foi condenado e morto por unir casais no sagrado matrimônio. No Brasil, os casais apaixonados têm Santo Antônio como seu padroeiro, mas em países da Europa e nos Estados Unidos, São Valentim é considerado o protetor dos namorados.
Cícero ficou mundialmente conhecido após ‘revelar’ a face de pelo menos dez santos e beatos católicos de diferentes partes do mundo como o próprio Santo Antônio, Santa Maria Madalena e Madre Paulina. O próximo trabalho do designer, como antecipa ele mesmo, é a reconstrução do rosto de São Vicente de Paulo, além de outros personagens históricos da América Latina.