O lançamento das obras do novo Fórum da Comarca de Colíder será realizado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, na segunda-feira (26), às 8h30, com lançamento da pedra fundamental no terreno onde será edificada a construção. As obras devem ter início em dezembro e finalizadas em 240 dias. Em seguida, o magistrado vai ao Fórum para uma reunião com os servidores. Às 10h, seguirá para a sede da OAB local, onde se reunirá com advogados.
A juíza diretora do Foro da Comarca de Colíder, Anna Paula Gomes de Freitas, disse que a atual estrutura é defasada e não comporta mais a demanda da unidade judiciária. Por isso, e também pelo empenho do Poder Judiciário, há grande expectativa em relação à nova estrutura, que será edificada no bairro Residencial Everest.
“O projeto padrão é moderno e atenderá as necessidades da sociedade nos próximos anos, colocando Colíder em posição de vanguarda na questão de infraestrutura”, pontuou a magistrada, explicando que o terreno fica próximo ao centro da cidade e foi doado por uma imobiliária. “O prédio ficará localizado próximo à faculdade, com fácil acesso para a população”, concluiu.
O novo fórum terá espaço para quatro varas, Tribunal do Júri e Juizado Especial, além de estacionamento e sala para acondicionamento de objetos apreendidos. A obra tem características que possibilitam futura ampliação. “É uma obra moderna e com tecnologia que permitirá melhores condições de atendimento ao jurisdicionado e também aos servidores e operadores do Direito”, ressaltou o coordenador de Infraestrutura do TJMT, José Luiz Paes de Barros.
Essa obra integra o plano de obras do Poder Judiciário de Mato Grosso, aprovado pelo Tribunal Pleno em 15 de setembro de 2011. De relatoria do presidente do TJMT, o plano segue determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e visa dar mais transparência e eficiência aos investimentos feitos nas comarcas, além de atender as necessidades de cada unidade jurisdicional.