PUBLICIDADE

Desconto em conta salário sem autorização é considerado indevido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Uma correntista conseguiu na Justiça a suspensão de descontos automáticos realizados em sua conta salário após revogar a autorização para débito de parcelas de empréstimo bancário. A decisão é da Quarta Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que deu provimento unânime ao recurso e determinou que o banco se abstenha de efetuar novos descontos, devendo disponibilizar outra forma de pagamento das parcelas.

A ação foi ajuizada após a consumidora comunicar formalmente à instituição financeira o cancelamento da autorização para débito automático em conta corrente. Mesmo após a notificação, os descontos continuaram sendo realizados, o que levou ao pedido de tutela de evidência para suspensão imediata das cobranças.

Ao analisar o recurso, o relator, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, destacou que o Superior Tribunal de Justiça, ao julgar o Tema 1.085, fixou o entendimento de que os descontos em conta corrente só são válidos enquanto houver autorização expressa do consumidor. Segundo o relator, a própria tese deixa claro que a autorização pode ser revogada a qualquer tempo.

O voto também ressaltou que uma resolução do Banco Central garante ao titular da conta o direito de cancelar autorizações de débito automático mediante solicitação formal. Comprovada a revogação e a ciência do banco, os descontos passam a ser indevidos.

A Câmara esclareceu ainda que a revogação do débito automático não extingue a dívida. A obrigação permanece válida e exigível, mas deve ser cobrada por outros meios, como a emissão de boletos bancários ou outra forma idônea de pagamento.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Definido desconto de 20% para pagamento em cota única de alvará de funcionamento em Colíder

Foram publicados pela prefeitura, hoje, os decretos que regulamentam...

Empresas de Nova Mutum contratam 285 novos profissionais e alguns salários chegam a R$ 8 mil

Empresas e indústrias sediadas em Nova Mutum estão divulgando,...

Avião cai entre Lucas e Tapurah e piloto morre

A queda de um avião agrícola AT-502B amarelo foi...

Motociclista morre em colisão com caminhonete no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou a morte de Douglas Reckziegel,...
PUBLICIDADE