PUBLICIDADE

Descoberto focos de Sigatoka Negra em Sorriso e Nova Maringá

PUBLICIDADE

Dois casos de sigatoka negra, a maior ameaça aos bananais brasileiros, foram confirmados pela regional do Indea (Instituto Nacional de Defesa Agropecuária) de Lucas do Rio Verde. As propriedades onde foram detectadas a doença ficam no distrito de Boa Esperança (150 km de Sorriso) e no município de Nova Maringá.

Foram coletadas amostras nas propriedades suspeitas e enviadas para um laboratório em Cuiabá. Segundo o engenheiro agrônomo do Indea, Waldemir Batista da Silva, não são propriedades com grandes plantações. O Indea vai pedir, na semana que vem, a destruição dos bananais infectados e pedir a interdição das propriedades.

Causada pelo fungo Micosphaerella fijiensis, a sigatoka negra é a mais grave e temida doença em bananas, pois ataca praticamente todas as variedades e já dizimou pomares na América Central e no Norte da América do Sul. Focos da doença no Brasil são registrados desde 1998, mas apenas em estados da região Norte e no Mato Grosso.

Os sintomas da sigatoka negra variam em função do estádio de desenvolvimento da planta, da suscetibilidade da cultivar e da severidade do ataque. Os cultivares mais consumidos, como nanica, nanicão e maçã, além da terra, são altamente suscetíveis à doença, podendo ocorrer perdas na produção de até 100%, dependendo das condições climáticas e aliadas ao manejo da cultura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE