Com capacidade para 96 detentos, a cadeia de Sinop chegou a ter 171, no ano passado. Na última sexta-feira mais de 120 detentos foram transferidos para o novo presídio, que fica no Alto da Glória ( 12 km do centro). Atualmente, as celas são ocupadas somente pelas 05 mulheres e os 06 menores.
A previsão com a transferência era que a cadeia fosse desativada em breve. Mas, segundo o superintendente do Sistema Prisional de Mato Grosso, Domingos Sávio Grosso, ainda não foi definido se a cadeia, que está no centro da cidade, será desativada já que, para isso, seria necessário a transferência de mulheres e dos menores para outro local, o que depende de recursos.
Segundo ele já existe um projeto de descentralização dos sistemas sócio-educativos para menores, que atualmente só funciona em Cuiabá. E Sinop está entre os municípios que pode ter a construção de um centro para os menores.
A transferência dos detentos para o novo presídio, que fica a 12 km da cidade, tranqüilizou muitos moradores, que sofriam com a fragilidade na estrutura e segurança da cadeia. Em 2005 foram 05 fugas.