sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Desarticulado esquema de extração ilegal de madeira em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) desarticulou neste último final de semana um esquema de extração ilegal de madeira, na região Noroeste de Mato Grosso. Durante a operação realizada na região do Vale dos Sonhos, a 90 km de Aripuanã, fiscais apreenderam cerca de 300 metros cúbicos e também maquinários (um trator de esteira, um Skid e uma pá carregadeira). Somente nas últimas duas semanas, as ações na região acumulam cerca de 500 metros cúbicos de madeira e aproximadamente R$1 milhão em maquinários.

O diretor regional do órgão, José Marcondes, explicou que a extração ilegal era acompanhada pelos fiscais. No local, já estavam abertas três esplanadas no mato e mais uma próxima à estrada. Os infratores chegaram a abrir uma estrada para transportar o carregamento. Parte do esquema havia sido desarticulado semana passada, quando os agentes apreenderam três caminhões na região de Colniza.

“Eles estavam agindo a revelia da lei”, explicou o diretor regional salientando que as fiscalizações vão continuar na região. “Com o projeto Sema itinerante nós iremos percorrer toda a região”. O trabalho prevê não só a fiscalização, mas também orientação junto aos produtores e a população. Pelo projeto, os técnicos e agentes ambientais irão percorrer a região noroeste, montando acampamentos onde para atender os setores produtivos.

O diretor explicou também que na regional de Aripuanã, que abrange ainda Cotrigaçu, Juruena e Colniza, orientação sobre queimadas começaram. “Estamos fazendo reuniões com produtores e representantes das madeireiras no sentido de orientar a todos com relação às queimadas controladas”.

Na região de Aripuanã a Sema irá agir com rigor. “As fiscalizações serão constantes bem como o contato com os empresários locais. Nossa intenção é trazer todos para a legalidade”.

A diretoria da Sema em Aripuanã vem desenvolvendo vários trabalhos nas áreas de educação ambiental e a intensificação da fiscalização.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem que morreu no hospital após acidente será sepultada hoje em Sinop

O velório de Kerollyn Thaiza Francisca Freitas, de 22...

Apostador de Mato Grosso ganha R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Várzea Grande acertou, ontem à noite,...

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...
PUBLICIDADE