segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Desarticulada quadrilha que cometeu mais de 50 roubos em MT

PUBLICIDADE

Uma quadrilha que praticou 53 roubos em 45 dias, em Várzea Grande, foi desarticulada durante a operação "Tormenta", deflagrada, esta manhã, pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), com apoio de outras delegacias de Várzea Grande e Cuiabá e Gerência de Operações Especiais (GOE). Nove dos 13 integrantes da quadrilha foram presos. Quatro suspeitos ainda estão foragidos.

Todos tiveram mandados de prisão temporária decretados pela Justiça e terão pedido de prisão preventiva representados pelo delegado Wagner Bassi e o delegado Francisco Kunze, coordenadores da operação. Ainda na operação foram cumpridos sete ordens de busca e apreensão.

As investigações iniciaram em fevereiro deste ano, com a prisão do principal líder da quadrilha, T.R.S., 20 anos. A quadrilha chefiada pelo jovem e seu comparsa D.G.C.S., 20 anos, aterrorizava a cidade com uma onda de roubos a mão armada em comércio e residências, de onde levaram produtos, dinheiro e joias.

Estimativa da Delegacia aponta que a quadrilha praticaria 213 assaltos até o final deste ano, se não fosse desarticulada. Por isso o nome da operação "Tormenta". "O que mais chama atenção é a quantidade de roubos praticado pela quadrilha, que chega a cometer mais de um por dia", disse o delegado Wagner Bassi.

De acordo com as investigações, a quadrilha adquiria armas cometendo roubos em empresas de segurança privada. "Eles praticavam esses crimes de forma planejada, principalmente com identificação de pontos comerciais e residenciais em que haviam elevados valores, veículos e joias", disse o delegado.

Para capitanear dinheiro rápido, a quadrilha também roubava motocicletas e depois exigia "resgate" das vítimas para restituição. Conforme o delegado, a quadrilha contava ainda com apoio de rádios comunicadores nas frequências das Polícias Civil e Militar. "Assim, durante os crimes, monitoravam a ação policial e impediam que fossem presos", destacou.

De acordo com as investigações, os criminosos agiam com extrema violência. Em um dos roubos, cometido em um mercado, no dia 7 do mês passado, no bairro Jardim Glória, os criminosos chegaram a efetuar disparos com arma de fogo, atingindo a vítima, que foi socorrida e sobreviveu.

Conforme Bassi, a audácia da quadrilha chegou ao ponto de invadir o canteiro de obras da Arena Pantanal, na madrugada do dia 7 do mês passado, e roubar a arma de fogo de um dos seguranças da obra. "Essa arma depois foi utilizada em outros roubos", disse o delegado.

"Acredita-se que o desmantelamento da quadrilha causará impacto positivo nos índices de criminalidade de Várzea Grande", analisa o delegado titular da Derf, Francisco Kunze.

A operação mobilizou 51 policiais civis (6 delegados, 41 investigadores e 4 escrivães).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE