quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Derrubado projeto que proibia uso de telefones celulares em bancos

PUBLICIDADE

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado rejeitou na quarta-feira (19) a proibição do uso de aparelhos celulares dentro de bancos e instituições similares. A medida está prevista no Projeto de Lei 1610/07, do deputado William Woo (PSDB-SP). Os parlamentares aprovaram voto em separado do deputado Guilherme Campos (DEM-SP), que considerou a proposta pouco eficiente na proteção dos usuários do sistema financeiro. Ele lembrou que as agências já possuem esquema de segurança com câmeras e vigilantes, e a proibição só iria causar constrangimentos aos usuários.

Guilherme Campos disse ainda que a proposta permite que uma pessoa comum, como o responsável pela agência bancária, apreenda “um bem de um cidadão honesto”. “O projeto é tão controvertido que, mesmo na hipótese de vir a ser convertido em lei, acredito que não terá eficácia, já que o responsável pela agência de um banco não tem competência normativa legal de autoridade policial nem judiciária, não podendo, portando, prender objeto de outrem”, justificou.

O deputado acrescentou que a apreensão do telefone do usuário antes de sua entrada na agência bancária ameaça sua intimidade e também a sua segurança, pois “pelo aparelho celular pode-se supor seu poder aquisitivo”.

Ameaças
O primeiro relator da matéria na comissão, deputado Neucimar Fraga (PR-ES), havia recomendado a aprovação da medida, mas foi derrotado na votação. Segundo Fraga, as estatísticas da polícia civil mostram que ocorrem roubos ou furtos de valores logo após o saque pelas vítimas em bancos. Segundo ele, os criminosos ficam dentro das agências e usam celulares para descrever as vítimas aos comparsas que as assaltam na saída dos bancos.

Tramitação
O projeto será examinado ainda pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre jovem que estava internada em Nova Mutum após acidente em Sinop

Faleceu ontem no hospital de Nova Mutum, Kerollyn Thaiza...

Condutor perde controle e caminhonete capota na BR-163 em Sinop

O acidente com a Toyota Hilux foi, no início...

Esposa e quatro réus são condenados em júri popular por homicídio qualificado em MT

O Ministério Público informou, hoje, que os réus Nathalia...
PUBLICIDADE