Em breve a população de Sinop poderá contar com mais uma opção de turismo e lazer. O deputado Dilceu Dal’Bosco (DEM) solicitou apoio do governo estadual para a criação de um jardim botânico na cidade, que já possuí uma área disponibilizada pela prefeitura, com aproximadamente 40 hectares, conhecida como três reservas (R1, R2 e R3) e localiza-se na região central do município. Na reserva também esta localizada a nascente do córrego Nilza.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan abraçou a idéia de implantação do jardim botânico, e afirmou que nas próximas semanas estará enviando uma equipe de técnicos ambientais à Sinop para, juntamente com os técnicos e arquitetos da prefeitura, dar início ao processo de recuperação e criação do parque, que também deve receber o apoio do governo federal e da iniciativa privada. “O primeiro passo para criação do jardim botânico será a recuperação da área, que se encontra bastante degradada, inclusive com voçorocas e tornou-se depósito de lixo naquela região”, disse Luiz Henrique.
De acordo com Dilceu o projeto segue os mesmos moldes do jardim botânico de Cuiabá, e prevê, inclusive, a implantação do laboratório de transformação e viveiro de plantas do Programa Estadual de Fitoterápicos, Plantas Medicinais e Aromáticas com fins Terapêuticos e Alimentares (Fitoplama).
“O fitoplama incentiva a agricultura familiar e garante o uso ordenado dos recursos naturais visando o desenvolvimento sócio-econômico com qualidade ambiental, sendo possível inclusive à comercialização dos produtos, gerando emprego e renda”, explica Dilceu.
Para o prefeito Nilson Leitão, a criação do Jardim Botânico só enriquece a região. `Estimula o desenvolvimento do turismo local, propiciando lazer orientado à população. Promoverá também a educação ambiental’, ressaltou.