PUBLICIDADE

Deputado apresenta minuta do projeto da Lei de Eficiência em MT

PUBLICIDADE

O deputado estadual José Riva (PSD), idealizador do projeto de Lei de Eficiência Pública (LEP), entrega a minuta da proposta aos demais parlamentares durante a reunião do Colégio de Líderes, que acontece na tarde dessa terça-feira (15). Riva explica que após a conclusão do estudo denominado “Mato Grosso Mais Eficiente”, promovido pelo economista Paulo Rabelo de Castro, audiências públicas foram realizadas em cinco municípios para ouvir a sociedade e embasar a elaboração da proposta, que também passou por formatação na área técnica-legislativa.

“Está pronta à minuta da LEP, que é um trabalho dessa Casa de Leis. Na reunião do colegiado, entrego a proposta para os demais parlamentares, após a conclusão do estudo feito pelo economista Paulo Rabelo de Castro. A gestão da administração pública ficará muito mais eficiente com essa lei, que tem o objetivo de reduzir os gastos da atividade-meio para promover investimentos nas áreas essenciais. Atualmente, a máquina é pesada e sobra menos recursos para chegar à ponta, ou seja, até a sociedade. Defendemos a reforma de Estado e a Assembleia Legislativa se propôs a cortar na carne, então precisamos reunir os poderes para ampliar essa discussão”, afirma Riva.

A LEP inclusive tratará sobre os recursos para a educação, argumenta Riva, ao se lembrar da greve dos profissionais da rede estadual de ensino que dura mais de 60 dias. “A LEP vai mexer inclusive na questão da educação. A pretensão nossa é inserir o aumento progressivo dos recursos para a educação. Vamos chegar um dia aos 35% e precisamos ter medidas efetivas para isso ocorrer e essa lei vai tratar também desta nova situação”, justifica.

LEP – O deputado Riva explica que a LEP é mais rigorosa que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), no sentido de coibir o avanço dos gastos da máquina estatal em todas as instâncias.

O projeto da Lei de Eficiência Pública está embasado nas recomendações feitas pela RC Consultores, cujo estudo analisou o desempenho da economia de Mato Grosso incluindo a política tributária atual e os programas de incentivo, a evolução dos gastos públicos e as perspectivas de elevar a capacidade de investimento do Estado.

Estes estudos foram desenvolvidos para subsidiar a solicitação da AMM, com a participação da Assembleia Legislativa e parlamentares como Riva, que defende o estabelecimento de diretrizes econômicas para o Estado utilizar melhor os tributos recebidos.

A reprogramação estratégica do desenvolvimento de Mato Grosso proposta através da LEP prevê maior controle dos gastos públicos, a ampliação da receita estadual através da ampliação da base de arrecadação e o estabelecimento de metas de investimento público por segmentos, regiões e fontes de recursos, entre outros mecanismos que asseguram a eficiência da gestão financeira.

Em abril, Assembleia Legislativa realizou audiência pública em Cuiabá para debater o projeto e na oportunidade, o governo do Estado, por meio do secretário de Administração, Francisco Faiad, e o Tribunal de Contas do Estado, através do conselheiro Valter Albano, aprovaram a iniciativa do parlamento.

Na visão de Riva, a LEP será um marco na história de Mato Grosso. “E tenho a certeza que servirá de exemplo para todo o Brasil, pois passamos por um momento em que existe a crise de organização do setor público e em contrapartida, a Lei de Eficiência está sendo preparada desde o ano passado para contribuir com o nosso Estado, ajudando o Executivo e os outros poderes a aumentar a disciplina e o rigor na gestão pública. A Assembleia Legislativa tem consciência de que este é um trabalho importante e decisivo”, afirmou o deputado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Capotamento de ambulância deixa um morto em rodovia de Sorriso

Uma ambulância do município de Itanhangá capotou esta noite...

Localizado corpo de mulher que se afogou em rio em Sorriso

O Corpo de Bombeiros confirmou que foi localizado, há...

Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses mobilizaram mais de 15 mil atletas

A edição 2025 dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis...
PUBLICIDADE