O governador Pedro Taques recebeu representantes do Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Sindepo-MT). No encontro, realizado no Palácio Paiaguás, ontem, foram apresentadas as demandas da categoria. As principais demandas apresentadas foram: realização de concurso público para contratação de mais profissionais e compensação financeira aos delegados que trabalham com acúmulo de unidades, ou seja, que atendem delegacias de outros municípios. “Existem delegados que trabalham em mais de duas unidades e até mesmo em unidades muito distantes”, relatou o presidente do Sindepo, Wagner Bassi Junior.
Taques se comprometeu em avaliar as demandas apresentadas, mas lembrou a todos a crise econômica e financeira pela qual passa o Estado. Taques explicou que o governo vem juntando forças para superar a crise e não deixar Mato Grosso chegar à mesma situação de estados como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Diferentes medidas de economia e redução de custeio das unidades foram adotadas pela administração estadual para recuperar o equilíbrio financeiro das contas estaduais, priorizando a folha de pagamento dos servidores públicos. Paralelamente, o Estado tem cobrado da União a regularização dos repasses federais.
Para analisar os pedidos da categoria dos delegados, foi criado um grupo de trabalho composto por representantes do Sindepo, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e da Casa Civil. O objetivo é, a partir de um trabalho conjunto, encontrar soluções e analisar em que momento essas soluções poderiam ser aplicadas.
“A reunião foi muito positiva”, avaliou diretor geral da PJC, Rogério Modelli, acrescentando que o encontro foi importante para sensibilizar o governador e traçar um caminho. “Vamos discutir no grupo de trabalho essa situação e como podemos resolver da melhor forma”.