Os delegados afastados Richard Damasceno Lage e Helena Yloise de Miranda Lourenço serão ouvidos hoje, pelo juiz Jacob Sauer, no processo em que são acusados de corrupão passiva, e formação de quadrilha. Os depoimentos serão no fórum de Cláudia (90km de Sinop). A primeira a ser ouvida será Helena, às 14 horas. Logo depois, será a vez de Richard prestar os esclarecimentos.
Os dois foram acusados de receber suborno para derrubar um concorrente do jogo do bicho comandado pelo crime organizado, de João Arcanjo Ribeiro, no município. A denúncia foi feita pelo Ministério Público, que apontou escutas telefônicas onde o esquema era planejada e, os supostos integrantes da quadrilha, negociavam o pagamento do suborno aos delegados.
Richard e Helena chegaram a ser presos, em outubro. Somente em janeiro, o magistrado concedeu liberdade. Esta será a primeira audiência, em juízo, em que os dois apresentarão suas defesas. Ao ser preso, Lage negou as acusações e disse que foi usado pelo ‘crime organizado’. Já a delegada Helena Yloise não concedeu entrevista.
Além deles, a Justiça convocou René Robert Lima para a audiência. Porém, o mesmo está foragido desde a operação em que os delegados foram presos. Ele foi acusado de intermediar as negociações do jogo do bicho na região.
Também foram denunciados João Arcanjo Ribeiro, preso no Mato Grosso do Sul, o genro dele Geovane Zen, que também continua preso, e Agnaldo Gomes Azevedo.