O delegado regional de Sinop, José Abdias Dantas, está em Cuiabá tentando viabilizar a criação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) no município. Por enquanto, está em funcionamento apenas um departamento, recém-criado na delegacia municipal, para investigar este tipo de crime. No entanto, seria necessário a criação da delegacia específica para atender as necessidades.
Abdias disse, em entrevista ao Só Notícias, que já requisitou e recebeu a garantia do envio de três novas viaturas para a futura delegacia especializada. Ele também aponta para a necessidade de, pelo menos, mais 12 novos policiais para reforçar esta estrutura.
“Estou tratando agora dos últimos detalhes. Espero que possa, com autorização da diretoria, locar um prédio e colocar em funcionamento esta nova delegacia. Sabemos da necessidade urgente desse setor. Apesar do esforço de alguns policiais do departamento que criamos, como a minha chegada em fevereiro, não conseguimos atender de fato a demanda dos roubos”, explicou o delegado, ao se referir aos inúmeros crimes registrados este ano.
O delegado regional, que atualmente responde por onze delegacias municipais no Nortão, aponta que para que tudo isso se torne realidade ‘faltam meios’, pois o processo ainda é muito burocrático. “A população precisa saber onde procurar apoio e, mais que isso, precisa ter retorno”.