sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Delegação de Mato Grosso chega a Blumenau olimpíada do conhecimento

PUBLICIDADE

A delegação de Mato Grosso, que participará da ‘Olimpíada do Conhecimento’, maior competição de educação profissional da América Latina, já está em Blumenau (SC) – cidade sede da primeira etapa. Ao todo, sete alunos representarão o Estado nas modalidades de Robótica Industrial, Confecção de Roupas, Panificação e Segurança do Trabalho. O evento, que será promovido entre os dias 11 e 15 de junho, reunirá cerca de 200 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de todo o país.

“Temos boas expectativas porque nossos alunos treinaram constantemente desde o segundo semestre do ano passado”, diz o coordenador regional da Olimpíada, Nilson Luiz da Silva. A novidade deste ano é a participação do Estado na modalidade de Robótica Industrial, que contará com uma equipe de três alunos: Douglas Antônio Scariotti, Joel Hortêncio Dias Gomes e Eduardo Luiz de Oliveira.

“Eles fizeram cursos na área de eletroeletrônica no Senai-MT e obtiveram bom desempenho durante as aulas. Em função disso, foram escolhidos para participar da Olimpíada”, explica o coordenador. Para Eduardo, cuiabano de 19 anos, a experiência tem sido inovadora e tem rendido muito conhecimento. “Obtive muita informação nesse período de treinamento. Estar aqui é emocionante”, conta ele.

Na modalidade de Segurança do Trabalho, Mato Grosso será representado por dois participantes: Rafael Ferreira de Oliveira e Ricardo Silva Neubern. Já na Confecção de Roupas e Panificação, o Estado contará com um aluno cada: Jefferson Bessa da Silva Vilela e Rodrigo Santos Pereira, respectivamente. Os alunos estudaram nas unidades do Senai-MT de Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande e Escola Senai da Construção.

Durante todo o dia de hoje, os competidores participarão do processo de ambientação para familiarizarem-se com as bancadas de trabalho, as máquinas, os equipamentos e as ferramentas necessárias à execução das atividades. As provas terão início na próxima quarta-feira (11) e vão até sábado. Durante a competição, os alunos terão que cumprir atividades teóricas e práticas. Em média, as provas têm a duração de 22h e são divididas durante os quatro dias. “As tarefas são cansativas. Os alunos precisam ter muita atenção para concluir as etapas porque eles estarão sendo avaliados durante todo o tempo”, ressalta o coordenador regional.

A abertura do evento foi realizada no início desta manhã em uma cerimônia com a participação do diretor-geral do Senai Nacional, José Manuel de Aguiar Martins, do presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Corte, do diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo, além de diretores do Senai de outros Estados, supervisores de equipe, técnicos, avaliadores e profissionais da imprensa de todo o país.

A segunda fase da ‘Olimpíada do Conhecimento’ será realizada em Porto Alegre (RS), no período de 23 a 28 de julho. A última etapa será nos dias 12 a 17 de agosto em Curitiba (PR). A competição internacional reunirá os melhores competidores dos países participantes e ocorrerá no Canadá, em 2009.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE