quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Definidas ações de segurança para Festival de Praia em Sinop

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Sinop promoveu hoje de manhã uma reunião com Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Segurança Privada, Guarda Municipal de Trânsito sobre a segurança durante a 6ª Edição do Festival de Praia de Sinop que acontece nos dias 29 e 30 deste mês e 05 e 06 de agosto. A reunião foi feita pela Secretaria de Governo e equipe da Coordenadoria de Cultura e Eventos.

De acordo com o coordenador da Cultura, Fernando Assunção, a prioridade da prefeitura é a segurança do evento. ”Há seis anos já organizamos o festival e nunca aconteceu nenhum episódio que colocasse em risco a vida das pessoas que estavam na praia” ressaltou.

A maioria das ações já desenvolvidas em anos anteriores será mantida, havendo apenas um aprimoramento das atividades dentro e fora da praia do Cortado. ”O que nós queremos é que o trabalho das instituições de Segurança se desenvolva bem, assim como nos anos anteriores”, declarou o secretário de Governo, Helder Humburanas.

As instituições estarão trabalhando em conjunto através de diretrizes operacionais, cada uma dentro de suas atribuições. A Polícia Civil terá uma equipe de plantão aqui na Cidade e na Praia do Cortado para eventuais emergências. A PM também trabalhará de maneira intensiva. ”Nós pretendemos fazer algumas modificações através da prevenção” disse o comandante Regional III da PM, Coronel Jorge Roberto Cruz.

O Corpo de Bombeiros também estará presente com uma unidade de emergência além de uma equipe que estará fazendo o trabalho preventivo em toda a extensão da praia. A equipe da segurança particular também fará um trabalho intensivo tanto no estacionamento quanto na praia e área de Camping.

Uma das modificações sugeridas e que foi acatada diz respeito à triagem na portaria para evitar a entrada de menores sem um responsável legal. ”Pretendemos implantar um sistema de cadastramento do menor e do responsável. Qualquer coisa que aconteça com esse adolescente o responsável legal terá que responder por ele”, afirmou o coronel.

A Guarda Municipal de Trânsito (GMT) estará atuando desde a saída de Sinop até a Praia do Cortado. A equipe da Secretaria de Infra-estrutura (Sinfra) e GMT estarão providenciando a sinalização da estrada, implantação de quebra-molas, além da abordagem de todos os veículos para orientação dos motoristas.

”A equipe ainda pretende fazer a entrega de um material de orientação para os condutores” disse o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Valdir Sartorelo. Também serão formados comboios na volta. ”Queremos coibir a velocidade” reforçou o secretário.

Outras situações como: menores catando latinhas foram resolvidos com a terceirização de uma empresa para esse trabalho, além da orientação e fiscalização dos comerciantes quanto à venda de bebidas alcoólicas para menores, sendo que esses vendedores também foram cadastrados junto à coordenação do evento.

De acordo com os representantes das entidades de segurança todos esses cuidados antecipados irão diminuir os trabalhos repressivos.”O primeiro dia de operação é o impacto de todo o resto” afirmou o coronel Jorge Roberto.

As sugestões para o melhoramento dos trabalhos foram discutidas hoje.Uma nova reunião já foi marcada para a próxima terça-feira, 25, para finalizar e definir as ações dos trabalhos com relação a segurança no Festival de Praia 2006.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE