Começa, nos próximos dias, na região Nordeste de Mato Grosso a operação SOS Pirarucu com objetivo é resgatar milhares de peixes desta espécie que estão em lagos com baixa lâmina d’água e transportá-los para outras localidades. A operação será e, Luciara, São Félix do Araguaia e Novo Santo Antônio em decorrência da escassez de chuvas.
A estratégia para salvar os peixes começou a ser definida hoje, em reunião na Secretaria de Projetos Estratégicos, com pescadores da região e representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Empaer e Indea. A partir de segunda-feira, os pescadores das associações farão o planejamento da operação. Três grupos identificarão os lagos de onde precisam ser resgatados os peixes. Foi decidido, inicialmente, que em cada localidade duas equipes farão o trabalho de resgate, com apoio da Marinha.
O Pirarucu é o maior peixe de escama de água doce do mundo, nativo da região do Amazonas. Com a carne desprovida de espinhos, e com sabor delicado e leve, fazem do pirarucu, um dos melhores peixes para alimento do mundo, asseguram especialistas.