A Secretaria Nacional de Defesa Civil emitiu um alerta para baixa umidade relativa do ar para 12 Estados e o Distrito Federal. Em algumas regiões, os índices de umidade relativa podem atingir 15%. Em outros quatro Estados, o risco é com chuva forte e até granizo.
Segundo a Defesa Civil, Tocantins, Mato Grosso e Goiás devem ser os Estados mais atingidos pelo tempo seco. Na Bahia e Distrito Federal, há chance dos índices chegarem a 20%. Além destes, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Maranhão, Amazonas, Rondônia, Pará, devem sofrer com a baixa umidade.
A Defesa Civil, no alerta, desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h, principalmente entre as 14h e 16h, e aconselha a ingestão de muito líquido. Lembra também para o risco de incêndios, que podem ser causados até mesmo por uma ponta de cigarro.
O sul e sudoeste do Mato Grosso do Sul, sul e leste de São Paulo também foram alertados para chuva forte nesta sexta. Os paulistas também podem sofre com o vento entre 50 km/h e 60 km/h. No sábado, a chuva forte deve atingir leste, sul e centro do Rio Grande do Sul e no domingo se expandir para todo o Estado, com risco de temporais isolados e queda de granizo. Em Santa Catarina, o risco com a precipitação é maior no domingo e segunda-feira