PUBLICIDADE

Defesa Civil de MT capacita voluntários para atuação em desastres

PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições para a capacitação de novos voluntários da Defesa Civil de Mato Grosso. Os interessados devem acessar o site da Secretaria de Estado das Cidades (Secid) e clicar no banner “Cadastro de Candidato a Voluntário”. A capacitação será realizada nos dias 20 e 21 de novembro, no auditório da Arena Pantanal, em Cuiabá.

Para este curso estão sendo disponibilizadas 150 vagas e as atividades são gratuitas. Atualmente, a rede de voluntários da Defesa Civil Estadual já conta com 300 pessoas.

As aulas terão início às 8h, na sexta-feira (20), e seguem até às 18h. No sábado (21), as atividades também serão iniciadas no mesmo horário. Conforme cronograma, os participantes terão instruções sobre combate a princípio de incêndio, atendimento pré-hospitalar, orientação e localização em terrenos, implantação de abrigo temporário, conceitos sobre Defesa Civil, voluntariado e rádio amador.

O superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, tenente coronel BM Abadio José da Cunha Júnior, explica que seis cursos já foram realizados este ano em Tangará da Serra, Cuiabá e Rondonópolis. Segundo ele, o objetivo é despertar o interesse para que cada vez mais pessoas sejam voluntárias.

“Hoje já temos um bom número de voluntários, mas é preciso que mais pessoas tenham interesse em atuar nesta função. O voluntário dá o suporte necessário para as pessoas em situações de vulnerabilidade e ainda auxiliam a Defesa Civil a realizar um bom trabalho quando há ocorrência de desastres”, destacou o gestor.

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se tornar um voluntário, de acordo com a Lei do Voluntariado (9.608/98), criada em 18 de fevereiro de 1998.

Foi criada em Mato Grosso em 1974. Integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), a instituição é responsável por auxiliar os municípios em situações de desastres naturais e/ou humanos, realizar o monitoramento de áreas e ainda preparar as comunidades para possíveis sinistros que possam ser registrados.

Além do auxílio à população, a Defesa Civil tem a função de gerenciar o contato entre as cidades e os órgãos federais, principalmente, em momentos em que são verificados sinistros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher morre ao ser atingida por roda que se soltou de carreta na BR-163 no Nortão

A mulher identificada como Márcia Maria Jacinto Silveira, de...

Sinop: motociclista tem suspeita de fraturas após colisão com caminhonete

A caminhonete Ford F-1000 e a motocicleta Honda Twister,...

Empresário morre em grave acidente na BR-163 no Nortão

O empresário João Vitor Caetano da Silva faleceu após...
PUBLICIDADE