A Defesa Civil do Estado foi acionada para atuar em parceria com a prefeitura de Várzea Grande, que teve vários bairros atingidos pela forte enxurrada do último dia 9, com intuito de fortalecer as ações de socorro, assistência e restabelecimento dos serviços essenciais às mais de 70 famílias atingidas pelo alagamento.
"A chuva que assolou principalmente os bairros Jardim dos Estados e Mangabeira, teve um volume grande de água. Aconteceu de forma repentina e intensa. Há nessa localidade uma deficiência de drenagem de águas pluviais, uma vez que os bairros são todos asfaltados e o canal de captação de água não suportou a quantidade de chuva, superior a sua capacidade", explicou o coordenador de Prevenção e Resposta a Desastres da Defesa Civil do Estado, major Elton Guilherme Crisóstomo.
Segundo o coordenador, além das ações de caráter emergencial como redimensionamento da caixa coletora de águas pluviais localizada na Rua Roraima, desobstrução e limpeza de córregos, galerias e caixas coletoras, remoção de entulhos, a Defesa Civil – em parceria com a Secid e Setecs – atuará na ajuda humanitária às famílias atingidas, bem como, na continuidade dos trabalhos de vistoria e elaboração de laudos técnicos com vista a obter um laudo mais preciso dos danos e prejuízos causados pela chuva.
"A partir desses estudos técnicos teremos condições de subsidiar o processo de realocação de famílias e desapropriação de áreas de risco caso seja necessário. Além disso, estamos ampliando as campanhas de orientação à população disponibilizando ao município material publicitário para distribuição esclarecendo o que pode ser feito antes, durante e depois das enxurradas e enchentes", ressaltou o Maj BM Crisóstomo.
Todas as ações são em parceria entre Estado e Município foram definidas em reunião na última quarta-feira (12.01), na Secretaria de Infraestrutura do Município. Participaram representantes da Secretaria de Promoção Social, Agência de Habitação e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do município; e Secretaria das Cidades, Secretaria de Emprego, Trabalho, Cidadania e Assistência Social e Superintendência de Defesa Civil do Estado.