O superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, coronel Sérgio Delamônica, apresentou, esta tarde, para mebros do Exército Brasileiro o Planejamento Estratégico do órgão para a Copa de 2014 e também mostrou a atuação na prevenção de desastres. Para a competição mundial, a Defesa Civil visa elaborar um Plano de Contingência para todos os lugares que receberão os eventos, para, se preciso for, tomar as decisões necessárias.
A visita é para verificar a questão da segurança pública para a copa do mundo de 2014. O general da 13ª Brigada, João Batista Carvalho Bernardes, explicou que o Exército está visitando os órgãos de segurança e inteligência responsáveis pelas cidades-sede do evento.
A preocupação existe tanto com a prevenção de acidentes naturais, quanto aos acidentes antrópicos, aqueles provocados pelo próprio homem. O coronel Delamônica também demonstrou sua preocupação em reduzir os focos de calor até 2014, lembrando que a copa acontecerá já na época da seca. Este trabalho passa pela capacitação dos agentes da defesa civil e pela formação de brigadistas no combate aos incêndios.
Para João Bernardes, o planejamento está bem feito, com as possíveis ameaças visualizadas. De acordo com o general, agora é preciso trabalhar e adquirir os equipamentos necessários para conter essas ameaças.
O coronel Delamonica avaliou positivamente a reunião. Ele explicou a importância do plano estratégico, que visa garantir a segurança do evento a ser realizado, e da participação do exército. "O exército é um parceiro do sistema de Defesa Civil. Essa visita veio a convergir com a nossa ação", disse.
Também participaram da reunião o general de divisão Luiz Guilherme Terra Amaral e demais membros do Exército, e representantes das coordenadorias de defesa civil dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger.