A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Pará, Acre, Rondônia, Bahia, São Paulo, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina e do Distrito Federal.
De hoje até quarta-feira, o sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) organiza áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Pará, Acre, Rondônia, no sul e centro-oeste da Bahia, no Oeste e Norte de São Paulo e no Distrito Federal. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas, especialmente no centro-sul do Pará.
Há risco de rajadas de vento de 40 a 50 km/h no Mato Grosso, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal. Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, as rajadas de vento podem variar entre 50 a 60 km/h. Em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, não se descarta a ocorrência de granizo localizado. Hoje e amanhã, o alerta é válido para o centro-sul do Tocantins e, na quarta-feira, o alerta estende-se para todas as regiões do Estado.