A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de baixos índices de umidade do ar, de hoje a segunda-feira, às defesas civis dos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Tocantins, Pará, Bahia, Maranhão e do Distrito Federal.
Uma massa de ar seco provoca baixas umidades, podendo o índice ficar abaixo dos 30%, no Distrito Federal, no Triângulo Mineiro e no oeste de Minas Gerais, no norte de Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, em Goiás, no sul do Pará, no oeste baiano, no sul do Maranhão e no sul do Piauí. No Estado do Tocantins, a umidade relativa mínima fica em torno dos 20%.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.
Os alertas informam também que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Com isso, recomenda-se orientar a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.
O objetivo dos alertas da Sedec é evitar a perda de vidas, danos ambientais e ao patrimônio e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, os governos estaduais e municipais. A defesas civis estaduais podem orientar o cidadão sobre como lidar com a baixa umidade relativa do ar. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram o envio de avisos sobre ocorrência de a baixa umidade relativa do ar.