sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Defesa Civil alerta ocorrência de chuva forte e raios no Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alertou, nesta quinta-feira (8/12), as defesas civis de sete Estados e do Distrito Federal sobre a possível ocorrência, entre hoje e o sábado, de chuva forte.

A previsão indica que a precipitação pluvial poderá ser intensa e acompanhada de raios em regiões no sul, no centro e no oeste da Bahia; no Distrito Federal; em Goiás, especialmente no centro e no norte goiano; no oeste, no centro e no norte de Minas Gerais; no sul e no centro do Piauí e no Tocantins. Moradores do sul e do centro do Maranhão e do leste e do centro do Mato Grosso também poderão conviver, no mesmo período, com chuva forte.

É recomendável que a população evite a permanência em áreas sob risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras – zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. A Sedec também aconselha que o cidadão busque abrigo em lugares que ofereçam proteção contra raios. As defesas civis estaduais e do DF podem orientar a comunidade sobre como se proteger de eventos meteorológicos potencialmente danosos.

O objetivo da Sedec com a divulgação de alertas é evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram os avisos sobre a iminente ocorrência de chuva forte e raios na Bahia, no DF, em Goiás, em Minas Gerais, no Piauí e no Tocantins.

Os alertas para o Mato Grosso e Maranhão foram produzidos com base em dados do Inmet e os avisos para o Espírito Santo com dados do Cptec.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...
PUBLICIDADE