A Defensoria Pública de Mato Grosso contratou o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para organizar o segundo concurso público para seleção de servidores efetivos do órgão. A previsão é de que sejam ofertadas 12 vagas para técnico administrativo, uma para controlador interno e que seja feito o cadastro de reserva para as carreiras de técnico e analista.
Após a contratação, a previsão é de que o edital de seleção seja lançado ainda no primeiro semestre de 2022. O certame será realizado para que o órgão minimize a carência de mão de obra de efetivos na área meio, formada atualmente por 102 pessoas. No primeiro concurso, realizado em 2014, foram ofertadas 109 vagas, 80 para técnicos de nível médio e 29 para analistas de nível superior.
Naquele ano a Defensoria de Mato Grosso ofertou vagas na carreira de analista para os profissionais: psicólogo, advogado, contador, administrador, economista, analista de sistemas, arquiteto, engenheiro civil, jornalista e assistente social.
Oito anos depois, o órgão está em 51 das 79 comarcas de Mato Grosso e ampliou sua estrutura ao longo dos últimos anos, diante da crescente demanda da população por seus serviços. O foco do atendimento do órgão é auxiliar, administrativa e juridicamente, a população carente, nas áreas cível, criminal e na defesa dos direitos humanos.
O IBFC, sediado em Taboão da Serra, interior de São Paulo, é responsável pela organização de centenas de concursos públicos em todo o país, para a União, estados e municípios, entre eles Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e administrações municipais como as de Várzea Grande, Cuiabá, Vinhedo, Cruzeiro do Sul e outras.
A contração foi feita por dispensa de licitação e publicada no Diário Oficial de quarta-feira, após o órgão elaborar o projeto básico e receber a proposta de várias instituições de todo o país. Além do concurso para servidores, a Defensoria Pública já formou a comissão e formulou as regras para lançar, ainda este ano, o 6º concurso público para a carreira de defensor.
Atualmente Mato Grosso conta com 197 defensores públicos e, desses, nove foram nomeados no ano passado. Em 2022 a Defensoria Pública completou 23 anos de funcionamento em Mato Grosso, após sua criação em 1998. O órgão, no entanto, só passou a funcionar em fevereiro do ano seguinte, com o trabalho de 24 defensores públicos.