PUBLICIDADE

Defensora pública de MT irá compor Comitê Nacional de Justiça de atenção a pessoas em situação de rua

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A defensora pública de Mato Grosso, Rosana Esteves Monteiro, foi designada para compor o Comitê Nacional Pop Rua Jud, do Conselho Nacional de Justiça. A nomeação foi homologada na última terça-feira em ofício assinado pelo conselheiro Pablo Coutinho Barreto.

A resolução que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, traz como matriz a necessidade de atuação em redes interinstitucionais, com participação de todos os atores dos sistemas de justiça, órgãos do executivo e legislativo, além da sociedade civil organizada, sobretudo a academia e movimentos sociais.

O Comitê Nacional Pop Rua Jud atua na promoção de políticas públicas judiciais de atenção a essa parcela da população. O objetivo é oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos Tribunais brasileiros, possibilitando o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.

“Recebi com felicidade o convite para compor o Comitê Pop Rua Jud Nacional e contribuir com a construção de ações e propostas visando a efetividade da resolução do CNJ, que criou a Política Nacional Judicial para Pessoas em Situação de Rua. Para Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, a participação no Comitê tem grande importância, já que com sua atuação institucional, intersetorial e muito próxima dos movimentos sociais de luta pelos direitos da população em situação de rua poderemos colaborar para o fortalecimento da política judicial de acesso à justiça das pessoas em situação de rua”, disse Rosana Monteiro, através da assessoria.

No início de dezembro, sob a organização da defensora pública, Cuiabá sediou a 1ª edição do Mutirão Pop Rua Jud. Na ocasião, a Defensoria Pública promoveu atendimentos jurídicos e administrativos, nas áreas cível, criminal e de execução penal. Conforme Rosana Monteiro, a 1ª edição atendeu mais de 350 pessoas em situação de rua.

No total, a Defensoria Pública de Mato Grosso atendeu a 53 solicitações de segunda via de certidão de nascimento – das quais 31 foram impressas e entregues e as outras ainda estão pendentes de busca; emitiu 53 declarações de hipossuficiência; e realizou 23 audiências de justificação – sendo seis progressões de regime semiaberto para aberto, 17 revogações de condições de difícil cumprimento pelas condições de situação de rua, 16 revogações de monitoração eletrônica e uma extinção de pena de multa arbitrada em valor excessivo, não condizente com a situação de hipossuficiência das pessoas atendidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projetos educacionais de Lucas do Rio Verde são selecionados em prêmio estadual

Iniciativas que nasceram dentro das salas de aula de...

Colisão entre duas motos em avenida de Sinop deixa uma pessoa ferida

A colisão envolvendo uma Honda Biz vermelha e uma...

Carro sai da BR-163 entre Sinop e Sorriso

Um acidente do tipo saída de pista foi registrado...
PUBLICIDADE