PUBLICIDADE

Custo adicional com transporte reduz 22% na BR-163 no Estado após concessão

PUBLICIDADE

As melhorias realizadas na BR-163 nos últimos dois anos resultaram na redução de 22,2% dos custos adicionais com transporte na principal rodovia de Mato Grosso. A informação consta na 20ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias da Confederação Nacional do Transporte de 2016, que pelo segundo ano consecutivo aponta queda no sobrecusto de 41% para 18,8% no trecho rodoviário sob responsabilidade da Rota do Oeste.

Assim como em 2015, o estudo atual da CNT classificou o segmento sob concessão como “bom”. Em 2013, quando a rodovia era de reponsabilidade do poder público, a avaliação geral era “regular”. A qualidade do trecho rodoviário é relacionada à estimativa do custo adicional com transporte. Estimativa da NTC & Logística aponta que a inadequação do pavimento pode gerar sobrecusto de até 91,5% para o transportador de cargas brasileiro. Esse percentual é referente às condições péssimas de tráfego.

Em rodovias apontadas como “regulares” o custo adicional é de 41% e 18,8% nas consideradas “boas”. Somente os segmentos analisados como “ótimos” não resultam em custo adicional ao setor de transporte, que é citado na pesquisa como “parte relevante de todas as cadeias produtivas e, assim, tem impacto direto no preço final dos bens e serviços negociados no mercado brasileiro”.

Para o gestor de relacionamentos da concessionária, Fábio Abritta, não há dúvida que a redução com os custos adicionais registrada na BR-163 é reflexo do processo de duplicação, recuperação do pavimento, sinalização e conserva do trecho assumido pela Rota do Oeste em março de 2014, além da implantação dos serviços operacionais em 2015. “Os números mostram essa melhora na classificação e sabemos que nos últimos dois anos, as principais mudanças que tivemos em Mato Grosso, com relação às rodovias, foram as realizadas na BR-163 e rodovia dos Imigrantes”.

A concessionária é responsável pela duplicação e manutenção dos segmentos que vão de Itiquira a Rondonópolis, ao sul de Mato Grosso, e de Diamantino a Sinop, ao norte do Estado, assim como pelos 28 quilômetros da rodovia dos Imigrantes (BR-070). Os atendimentos operacionais são ofertados nos 850,9 quilômetros da BR-163, de Itiquira a Sinop, e na rodovia que contorna Cuiabá e Várzea Grande.

Abritta cita dois exemplos de mudanças importantes para o tráfego em Mato Grosso, a duplicação dos 117 quilômetros da BR-163 entregues este ano entre a divisa do Estado com Mato Grosso do Sul e Rondonópolis e a recuperação da rodovia dos Imigrantes, que acabou de passar pelo segundo processo recapeamento.

“Quando a Rota do Oeste chegou em Mato Grosso, a rodovia dos Imigrantes era intransitável e os caminhoneiros relatavam demorar mais de quatro horas para trafegar em um trecho de 28 quilômetros. A Concessionária recuperou o segmento imediatamente e este ano voltou atuar na região para evitar o desgaste do pavimento, garantindo a trafegabilidade com conforto e segurança aos usuários”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE