terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Curso mapeia conflitos no extremo norte de Mato Grosso

PUBLICIDADE

A posse da terra e o uso e acesso aos recursos naturais figuram entre os principais conflitos socioambientais presentes no território Portal da Amazônia, no extremo norte de Mato Grosso. Pelo menos é o que se viu na primeira parte do Curso de Gestão de Conflitos, promovido pelo projeto Diálogos e Universidade de Brasília, em Alta Floresta, desde a última quarta-feira, dia 09.

O curso reúne cerca de 30 pessoas entre religiosos, representantes de movimentos sociais, organizações ambientalistas, órgãos do poder público, universidades e empresários da região com a tarefa de mapear os principais conflitos existentes na região e conhecer metodologias de gestão para enfrentá-los, através da construção de espaços de diálogo entre os envolvidos, objetivo central do curso.

José Alesando Rodrigues, um dos organizadores do curso, explica que participantes foram convidados por estarem, de alguma forma, próximos a conflitos em algum dos 16 municípios do território. “Nós procuramos respeitar a diversidade de atores e instituições do Portal da Amazônia, de forma a poder compreender temas como reforma agrária, regularização fundiária, conservação, entre outros que são relevantes para o território”, afirma Rodrigues, colaborador do Instituto Centro de Vida (ICV).

E essa diversidade foi sentida pelo professor Elimar Nascimento, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB). Nascimento, que veio ministrar o curso, diz que o grupo representa uma diversidade de pontos de vista é saudável para a discussão, uma vez que a gestão de conflitos inclui a necessidade de valorizar a diferença. “A gente só dialoga quando há um conflito, essa é a maneira pela qual as pessoas falam”, diz Nascimento, que completa: “conflitos, quando bem conduzidos, podem dar bons resultados”.

Até sexta-feira, os participantes serão desafiados a listar os principais conflitos socioambientais do território e selecionar alguns deles para caracterizar, detalhando os atores envolvidos, sua lógica, sua história, observadores e toda a dinâmica envolvida na situação. “No final, vamos gerar uma matriz de análise que permita às pessoas se posicionarem e analisarem qualquer conflito”, afirma o professor da UnB.

O projeto Diálogos é uma parceria entre CDS/UnB, CIRAD, ICV, IPAM e WWF-Brasil e tem apoio da Comunidade Européia. Seu objetivo é apoiar o diálogo entre os diversos atores da sociedade, setores público e privado, tendo em vista a construção e implementação de políticas que visem a sustentabilidade social, econômica e ambiental na área de influência da BR 163, na Amazônia Brasileira.

O Portal da Amazônia é uma das três micro-regiões de foco do Diálogos, que inclui os territórios de Itaituba e Baixo Amazonas. Em Mato Grosso, a coordenação das atividades é realizada pelo ICV.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Trabalhador é hospitalizado após cair de 2 metros de altura em Sorriso

A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para...

Dois são socorridos no Nortão após colisão entre carro e moto

O acidente envolvendo uma VW Saveiro branca e Honda...

Localizado corpo de adolescente que se afogou em rio no Mato Grosso

O corpo do jovem, de 16 anos, foi localizado...
PUBLICIDADE