Foi inaugurado, esta manhã, o viaduto que fica em frente a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça. O viaduto, denominado Jamil Boutros Nadaf, integra o pacote da mobilidade urbana para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e possui 278 metros de extensão. O tráfego no local será liberado na madrugada desta terça-feira (11).
Ao lado do governador Silval Barbosa, de deputados estaduais, secretários de estado, secretários municipais e vereadores, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, externou sua satisfação em receber a obra. “Hoje o grande gargalo das cidades brasileiras envolve a questão da mobilidade urbana. O trânsito caótico implica na redução da qualidade de vida e na eficiência do transporte. Esse viaduto que estamos recebendo hoje irá contribuir muito para a melhoria da mobilidade urbana de Cuiabá”, declarou, durante a solenidade.
Mendes agradeceu ao governo do Estado pelo esforço empenhado para a conclusão desta e das demais obras previstas no pacote para a Copa do Mundo e destacou as ações desenvolvidas pelo Município com o objetivo de organizar a cidade para receber o evento. “As obras que serão executadas por conta da Copa do Mundo irão antecipar ao menos 30 anos de história, por isso estamos todos empenhados, governo do Estado e prefeitura, em preparar a cidade e garantir o sucesso do evento”.
Entre as medidas adotadas pelo município, está a execução de um amplo programa de revitalização de calçadas de órgãos públicos e o aumento das fiscalizações em imóveis particulares.
Além disso, uma verdadeira força-tarefa foi montada para assegurar a organização e cumprimento da Lei Municipal de Uso e Ocupação de Solo, principalmente no entorno da Arena Pantanal e nas rotas protocolares, por onde passarão as delegações dos times e a equipe da Fifa. “Todos nós temos orgulho em receber a Copa, mas precisamos entender que temos também nossas responsabilidades. Para que tudo saia conforme o planejado, é preciso que cada um faça a sua parte”, acrescentou o prefeito.
O governador Silval Barbosa afirmou que o viaduto irá desafogar o trânsito da região e ressaltou a ousadia de sua gestão ao decidir executar obras além das que estavam previstas na Mariz de Responsabilidade assinada com a Fifa. “Optamos por executar outros projetos e por isso Cuiabá é hoje uma das cidades com o maior número de obras em execução. Além do viaduto da Sefaz, outras obras ainda serão inauguradas antes do Mundial de Futebol”.
Barbosa também agradeceu ao prefeito e a toda sua equipe pela parceria. “Agradeço a todos que estão contribuindo com o Governo do Estado para que a Copa do Mundo seja um sucesso. Esse conjunto de forças é muito importante”.
O viaduto da Sefaz é a 10ª obra da Copa do Mundo entregue pelo governo do Estado e a segunda do pacote para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O nome dado a ele é uma homenagem ao empresário e ex-presidente do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio).