sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá teve 47ºC e baixa umidade relativa do ar; Sinop teve 40º

PUBLICIDADE

Com umidade relativa do ar oscilando entre 10% e 11% e termômetros marcando até 47ºC na região central, Cuiabá teve o dia mais quente do ano nesta quarta-feira, segundo o 9º Distrito de Meteorologia, que lembra ainda a inexistência de possibilidade de chuva até sexta-feira e a permanência do calor em torno dos 40ºC.

Hoje a temperatura chegou a 42º e no interior também tem feito muito calor. Em Sinop, por exemplo, chegou a 40º.

A diretora da central de monitoramento, Marina Padilha, pontua que os termômetros do Distrito marcaram temperaturas mais amenas, próximas a 41ºC, mas destaca que os equipamentos ficam em locais cobertos e ainda assim essa foi a maior temperatura registrada em 2015. Já os termômetros das ruas da capital ficam expostos, sem nenhuma proteção, recebendo diretamente os raios solares, a exemplo do que ocorre com as pessoas que trabalham desprotegidas, como ambulantes, carteiros, lixeiros, agentes de saúde, profissionais vinculados à construção civil, entre outros.

O médico Euze Carvalho frisa que nessa época do ano é importante que os empregadores tenham sensibilidade e busquem alternativas, como horários diferenciados, para que os funcionários desempenhem as suas funções. Destaca que a baixa umidade relativa do ar provoca problemas respiratórios, aumenta a sensação de fadiga física e desconforto, assim como o calor intenso. As reações acometem mesmo as pessoas que não ficam em exposição direta ao sol, especialmente entre às 10h e 16h, período considerado mais crítico do dia. “O maior problema é relacionado às questões respiratórias. Temos que lembrar ainda que a exposição ao sol sem proteção pode ocasionar doenças graves como o câncer de pele”.

A recomendação do médico para todas as pessoas é evitar a exposição ao sol e cuidar da hidratação do organismo, por meio de ingestão de líquidos, principalmente crianças e idosos.

Quem trabalha ou precisa andar/ficar no sol deve fazer uso de filtro solar, dar preferência por roupas com mangas, chapéus ou bonés. A alimentação deve ser mais leve, com frutas e verduras, além da ingestão de sucos. Os adeptos de práticas esportivas devem preferir horários pela manhã, ou à noite, quando as temperaturas são mais baixas e a umidade relativa do ar tende a subir, desgastando menos o organismo.  

(Atualizada às 16:25hs)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE