PUBLICIDADE

Cuiabá supera meta de vacinação da campanha nacional contra influenza

PUBLICIDADE

Aproximadamente 97 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário foram vacinadas durante a campanha nacional contra a influenza, entre os dias 23 de abril a 13 deste mês. Com isso, Cuiabá conseguiu superar a meta alcançando 81,66%. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta dos municípios brasileiros era vacinar 80% do total da população do grupo prioritário de cada região.

O grupo que mais teve pessoas vacinadas foi o de trabalhadores da saúde (107,78%), de mulheres puérperas (até 40 dias após o parto) com 103,98%, em seguida idosos (85%), crianças menores de 5 anos (71,16%) e gestantes (64,71%). Em todo o país, a meta alcançada foi de 83,54% do total da população do grupo prioritário.   

O secretário municipal de Saúde, Werley Peres, informou que o município recebeu cerca de 119 mil doses da vacina e que, além de atender ao grupo prioritário, também foram vacinadas pessoas que estão trabalhando na Copa do Mundo como voluntários, Policiais Militares, Bombeiros e outros trabalhadores. "Foram feitas vacinações chamadas de extra-muros, que são esses casos, em especial de trabalhadores da copa. Além disso, com o boato espalhado por meio das redes sociais de que havia um surto de H1N1 no município, muitas pessoas que não estavam no grupo a ser atendido acabaram forçando a vacinação nas nossas unidades. Nossos técnicos foram coagidos a vacinar as pessoas".

Segundo Peres, com isso o número de doses que sobraram e que poderiam ser utilizadas para a vacinação da população em geral foi pequeno e logo acabou. "Nós liberamos a vacinação na segunda-feira (16) de forma geral, mas tínhamos poucas doses nas unidades básicas de saúde e, como a procura foi grande, o nosso estoque findou rapidamente. Hoje não temos mais vacinas nas unidades. O que temos é apenas para a segunda dose das crianças menores de cinco anos".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE