PUBLICIDADE

Cuiabá: servidores em greve farão passeata na 5ª feira

PUBLICIDADE

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (Sintuf), a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) farão, na quinta-feira, ato unificado, pelas ruas centrais da capital, saindo da praça Alencastro.

A movimentação deve contar com a presença de aproximadamente 800 pessoas. Os professores, técnicos e estudantes acertaram, hoje, o movimento. O protesto pacífico é a forma encontrada pelas categorias, em nível nacional e estadual, para dar um novo rumo ao ensino federal e, assim, chamar toda a população a fazer de 2012 um marco na história da educação brasileira na defesa do ensino público, gratuito e de qualidade.

“O ato unificado em Cuiabá vai contar com cerca de 800 trabalhadores. E nós vamos sair pelas do centro da capital, com faixas, cartazes, narizes de palhaço, tudo para mostrar ao governo que os trabalhadores da educação estão unidos”, falou o coordenador do Sinfut e membro do comando local de greve, Antônio Assunção.

A unificação da greve foi decidida em Brasília, no último dia 20, e é vista como fundamental para abrir as negociações com o governo. “Todas as categorias da educação estão unidas para melhorar a educação pública do país”, falou a coordenadora do SINTUF-MT e membro do comando de greve Ana Bernadete Nascimento.

As categorias reivindicam 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação, reestruturação do Plano Carreira dos técnicos e docentes; melhorias na infraestrutura do IFMT e UFMT; igualdade entre trabalhadores ativos e aposentados; abertura de concursos públicos; em defesa da autonomia do Movimento Estudantil.

Atualmente 58 dos 62 institutos federais estão em greve.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

UFMT sediará lançamento do plano diretor de epidemiologia no Brasil

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de...

Empresas de Sorriso divulgam mais de 150 vagas em vários setores

Empresas e indústrias sediadas na capital do agronegócio, contratantes...

Lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial será pago hoje

Cerca de 1,6 milhão de trabalhadores com inconsistência nos...
PUBLICIDADE