PUBLICIDADE

Cuiabá sedia Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

PUBLICIDADE

Começou, ontem, a III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir), no auditório de um hotel, em Cuiabá, com o ciclo de conferências preparatórias para definir as propostas a serem apresentadas na conferência nacional no mês de novembro, em Brasília. O evento conta com a participação de representantes dos municípios mato-grossenses e encerra-se, na quarta-feira (21), com plenária para eleger os delegados da Conapir.

A secretária de Políticas das Comunidades Tradicionais (Secomt/Seppir), Silvany Euclênio, destacou que a plenária é um momento muito importante para as lideranças dialogarem sobre a sua pauta e se prepararem para uma participação qualificada na III Conapir. "O nosso desafio é efetivar que os marcos legais avançados conquistados cheguem até as pessoas. Trata-se de uma pauta importante para a população negra e que tem caminhado lentamente em função a uma série de questões. Aqui é o espaço para se dialogar sobre isso", afirmou a ministra de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, ao representar na III Conferência.

Segundo o secretario-adjunto de Direito Humanos, Valdemir Pascoal, é importante a nossa participação como gestor, e é nossa obrigação trabalhar e respeitar a todos, por isso nossa vontade em ampliar as discussões neste evento. "É preciso reafirmar que vamos ampliar o compromisso governamental com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade", disse ao encerrar agradecendo o secretario Luiz Antonio Pôssas de Carvalho (Justiça e Direitos Humanos) pelo total apoio e responsabilidade que vem desempenhando junto a Superintendência de Igualdade Racial, e ao o governador Silval Barbosa que não mediu esforços para fazer acontecer este evento.

A III Conferência Estadual vai reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no Brasil. E também poder avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial; e propor um conjunto de recomendações para o fortalecimento do enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial no âmbito do Executivo (federal, estadual e municipal) e outros Poderes; e discutir os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implantação do Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepir).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE