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Cuiabá: relatório aponta 99 pontos onde há mais infrações no trânsito

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A não aplicação das leis e a falta de fiscalização fazem com que os horários de pico transformem-se em ‘caos‘ no trânsito de Cuiabá. A Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) fez um relatório no qual identificou 99 pontos de conflito, onde são comuns as infrações relacionadas ao estacionamento irregular, tráfego de veículos de carga e o excesso de velocidade.

As ações ilegais prejudicam a acessibilidade, fluidez, bem como a segurança da população e tendem a trazer mais danos com o começo das obras para a Copa de 2014.Todos os meses, cerca de 10 mil notificações são aplicadas pelos agentes de trânsito, populares ‘amarelinhos‘. Grande parte dos autos está relacionada com o estacionamento irregular, em locais que já foram sinalizados. Na avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), o estacionamento foi retirado nas proximidades do entroncamento com a avenida Mato Grosso. A medida tem o objetivo de acrescentar mais uma faixa para a passagem de veículos, mas não teve sucesso devido à falta de conscientização dos motoristas.

A contabilista Vera Lúcia, 60, estacionou o carro na frente do banco, embaixo da placa que proíbe a ação e que ainda informa que multa para infração é de R$ 85,13, com a penalidade de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ela diz que não costuma ir ao local e que não teme a fiscalização porque vai ficar apenas ‘1 minutinho‘ no estabelecimento.

O diretor de trânsito da SMTU, Jackson Messias, diz que a justificativa é a mesma em todos os casos. Os
motoristas alegam sempre que vão ficar pouco tempo e que não causam problemas para o trânsito, o que não correspondem à realidade.

A mesma situação pode ser observada na avenida Brasília, no bairro Jardim das Américas. A pista deveria ter 3 faixas com fluxo contínuo de veículos, mas apenas duas ficam em funcionamento porque uma é usada como estacionamento. A sinalização está presente em todo o percurso, mas os condutores alegam não terem observado.
Para Messias, a situação será resolvida quando os agentes forem fixos nos locais. Ele espera que até junho deste ano, com a formação de 200 novos servidores, haja disponibilidades para esse tipo de fiscalização, no horário entre as 7h e 22h.

Os problemas de estacionamento também estão presentes na rua Oriente Tenuta, que fica no bairro Consil. Mesmo com uma margem interditada para o estacionamento, os carros continuam parando, o que torna o espaço para tráfego apertado.

Alguns infratores tentam proteger o carro de uma possível colisão devido ao corredor e o colocam sobre a calçada, fazendo com que os pedestres sejam obrigados a passar pela rua, dividindo a área com os veículos. A auxiliar de limpeza, Liriane Ricardo Thomas Martins, 22, está grávida de 6 meses e afirma que o problema é constante e que nunca há fiscalização por parte dos agentes. A mulher teme ser atropelada no caminho que faz até o ponto de ônibus, localizado na avenida Miguel Sutil.

Na rua Marcos P. da Luz, que fica no mesmo bairro, o estacionamento é permitido apenas no horário noturno, a partir das 19h e finais de semana. A placa de sinalização contém os limites impostos pelos órgãos de trânsito, porém, os motoristas teimam em fazer uso do espaço. Até mesmo com concessionária de carros usa o espaço para colocar os veículos que serão entregues aos compradores, bem como o exemplar destinado ao ‘teste drive‘. Para facilitar a ocupação irregular, foram colocados cones de isolamento e os carros ficam parte sobre a calçada e o restante na rua.

Guincho – Os carros parados em locais irregulares serão guinchados e levados para o pátio da Prefeitura. Messias explica que a gestão fará uma licitação para contratação do serviço, que não atualmente é inferior a demanda.
Assim, todos os carros encontrados em pontos ilegais serão recolhidos, como prevê a legislação de trânsito. A remoção faz parte de uma penalidade administrativa e o condutor também será penalizado com multae perda de pontos na carteira.

Mudanças – Para garantir a fluidez no trânsito durante as obras da Copa de 2014, 5 áreas terão o estacionamento retirado das margens da via. Na lista está as avenidas Diogo Domingues Ferreira, Lava Pés, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e as ruas Estevão Mendonça, a Marechal Deodoro. A SMTU faz estudos nas áreas para retirar os pontos de estacionamento e ampliar a quantidade de faixas para o tráfego.

O motorista de ônibus Marcelo Ledesma, 31, diz que o número de carros na cidade aumentou e não há mais espaço para todos, o que fica nítido nos horários de pico. Na opinião dele, as medidas precisam ser tomadas pelo governo e respeitadas pelos motoristas.

Ele que trabalha diariamente no trânsito da cidade diz que não existe respeito à legislação e nem educação. Os condutores estão sempre nervosos e não ficam acanhados em usar palavras de baixo calão no dia a dia.

Também não é respeitado o limite de velocidade e usar a seta de sinalização é algo que caiu em desuso. ‘Penso que os motoristas aprendem os sinais de trânsito para passar na prova do Detran (Departamento Nacional de Trânsito) e depois esquecem‘.

Sem lei – Os caminhões continuam andando sem nenhum empecilho nas avenidas de Cuiabá, mesmo com a aprovação da lei que limita o tráfego de veículos de carga. A lei foi aprovada em setembro de 2011 e segundo o diretor de trânsito da SMTU, ainda não é cobrada devido à falta de sinalização.

A presença dos caminhões na cidade prejudica a fluidez do tráfego, sendo que na avenida Fernando Corrêa da Costa, chegam a passar 19 veículos pesados por minuto. Messias explica que se aconteceu um problema mecânico e o veículo fica parado, o ‘caos‘ está instaurado.

Outro problema são as ações de carga e descarga feita pelas empresas. O relatório do SMTU mostra que 15, dos 99 pontos críticos, possuem o problema. Os veículos ocupam a rua em qualquer horário e param para fazer as operações. Normalmente, atrás deles formam-se os congestionamentos, o que aumenta o estresse dos motoristas e geram reclamações constantes à SMTU.

Soluções – Messias explica que o projeto de sinalização está pronto e em 3 meses haverá a licitação para instalação das placas e da pintura das ruas.
Com os guinchos e o aumento do efetivo, haverá fiscalizações constantes e quem não respeitar a lei terá o carro levado para o pátio.

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