PUBLICIDADE

Cuiabá recebe oficina do projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”

PUBLICIDADE

Membros do Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF), da Organização Não Governamental Safernet e do Comitê Gestor da Internet no Brasil irão debater esta semana, juntamente com professores de escola públicas e particulares, o uso seguro, consciente e responsável da internet. O evento faz parte do projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, que já passou por 12 estados e capacitou mais de três mil educadores para o uso da internet como ferramenta para promoção da cidadania.

A oficina “Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online” será realizada no dia 8 de novembro, a partir das 9h, no auditório da sede das Promotorias do Ministério Público Estadual (MPE), localizada ao lado do Fórum de Cuiabá. Pais e educadores que tiverem interesse também podem participar da oficina.

A proposta é oferecer aos educadores subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet, abordando temas como ciberbullying, sexting, aliciamento, privacidade, canais de denúncia e uso excessivo da rede.

Na ocasião, será disponibilizada às escolas participantes a cartilha “Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?” – produzida pela Safernet em cooperação com o Ministério Público Federal.

No segundo dia do projeto, os membros irão visitar duas escolas públicas, sendo uma municipal e outra estadual. A primeira, às 9h, será a Escola Municipal José Luiz Borges Garcia, no bairro Bela Vista e logo em seguida, às 11h, será a vez da Escola Estadual Presidente Médice, na avenida Mato Grosso. Nas instituições de ensino serão realizadas palestras para os estudantes.

Saiba mais – Realizado pelo Ministério Público Federal, em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” se alinha às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014), que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

Em seu primeiro ano de atividades, o projeto esteve na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Mato Grosso integra a agenda de atividades da segunda fase do projeto, que também promoverá oficinas em Porto Velho/RO (17/11) e em Vitória/E (22/11). Até setembro de 2017, o programa visitará outros 12 estados brasileiros.

O “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” é um projeto coordenado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), por meio de seu Grupo de Trabalho Comunicação Social – com auxílio do Grupo de Trabalho de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos (2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) e do Grupo de Trabalho sobre Tecnologias da Comunicação (3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE