A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) inicia, hoje, ), a primeira etapa dos cursos profissionalizantes ofertados pelo programa Pronatec, do Governo Federal, voltadas aos reeducandos. As unidades penais de Cuiabá são as primeiras contempladas. Os cursos começam esta tarde, na penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May e Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC). No início da noite as aulas começam na Penitenciária Central do Estado (PCE).
Os cursos são ministrados pelo Senai e Senac com carga horária variando entre 160 e 200 horas aulas. São eles: Aplicador de Revestimento Cerâmico, Almoxarife, Operador de Computador e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. Cada curso oferece 20 vagas.
Conforme o cronograma da Sejudh/Funac, a segunda etapa da capacitação terá início em 30 de setembro com um total de 14 cursos, ocasião em que a oferta será estendida para Várzea Grande e o interior. Serão contempladas as unidades penais de Água Boa, Alto Garças, Arenápolis, Cáceres, Diamantino, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Ao todo, 540 vagas serão oferecidas pelo Pronatec/Senai, Pronatec/Senac e Pronatec/Secitec.
Na avaliação do secretário titular da Sejudh, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, os cursos oferecidos pelo Pronatec vão implementar a formação profissional dos apenados e ainda acelerar o processo de ressocialização da população atendida, já que a oportunidade de trabalho e renda são fatores que contribuem significativamente com a redução da reincidência criminal.
O secretário-adjunto de Administração Penitenciária, coronel Clarindo Alves de Castro lembra que nos últimos meses, cinco capacitações consecutivas foram concluídas com êxito pela Funac por meio de outros convênios e beneficiaram em especial os reeducandos do regime semiaberto. Entre eles, ele citou o curso de Operador de Caixa, viabilizado pelo projeto Copa em Ação por meio de parceria entre a Sejudh, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Funac e Senac, e encerrado em 23 de agosto.
Outras capacitações dirigidas aos apenados tiveram início em 26 de agosto, o curso de Operador de Microcomputador e Aplicador de Revestimento Cerâmico. Outro curso terá início em 23 de setembro, o de Pintor, também para 20 albergados. As aulas desse núcleo de capacitação são ministradas na Fundação Nova Chance no período noturno.
Os cursos iniciados hoje são por meio de parceria com a Fundação Nova Chance (Funac), o Poder Judiciário, Ministério Público e o Sistema S da Federação das Indústrias (Fiemt), entre outras instituições.