O presidente da Câmara de Cuiabá, João Emanuel (PSD), esteve no Tribunal de Contas do Estado, esta tarde. O parlamentar, que assumiu o comando do legislativo municipal pela primeira vez, participou de uma reunião no gabinete do conselheiro substituto Ronaldo Ribeiro.
Na oportunidade, o conselheiro reafirmou a importância de uma parceria no acompanhamento durante o ano para evitar problemas na prestação de contas. "Estamos iniciando 2013 com uma conversa com a mesa diretora do Legislativo da capital e colocar à disposição deles a consultoria técnica do TCE e também para que eles possam fazer os cursos de capacitação oferecidos pela Escola de Contas", disse.
Ribeiro é relator das contas do legislativo de Cuiabá do exercício de 2013 e pretende fazer desse relacionamento um auxílio para uma gestão eficaz. "Hoje a administração pública tem muita dificuldade de interpretação. Quando a agente abre um debate desde o início, temos a oportunidade de evitar erros", explicou.
Para o presidente da câmara essa aquisição de informações e conhecimentos vai ajudar na administração correta dos recursos públicos na Casa de Leis. "Nós viemos estender os braços da Câmara Municipal para o TCE e aproveitar as orientações para que possamos fazer uma boa gestão no parlamento", disse João Emanuel.
Ele ressalta ainda que a intenção é seguir as orientações do Conselheiro Substituto para, antecipadamente identificar os possíveis problemas afim de evitá-los.
Para o vereador, a formação técnica disponibilizada pelo TCE-MT é muito importante para uma gestão eficiente. "Parabenizo o Tribunal de Contas pelo grande encontro de vereadores que vai ser realizado esta semana aqui na capital. Esse auxílio ajuda muito os legisladores", disse o vereador referindo-se ao Ciclo de Gestão Eficaz que deve reunir, nesta quarta-feira, cerca de 700 pessoas ligadas às câmaras municipais de todo o estado.