segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Cuiabá: prefeitura adotará novo modelo em reformas e construções de escolas

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Cuiabá está implantando, na rede municipal, um novo conceito para reformas e construções das unidades de ensino. Com um modelo diferenciado e mais moderno, as obras vão priorizar a qualidade e a segurança das escolas e creches. A primeira unidade a receber uma reforma nesse novo formato é a escola municipal de Educação Básica (Emeb) Silvino Leite de Arruda, localizada no bairro Planalto.

Ontem pela manhã, o prefeito Mauro Mendes acompanhado do secretário de Educação, Gilberto Gomes de Figueiredo, visitou a obra para conferir de perto o andamento da reforma. Com 1,5 mil metros quadrados de área construída, a escola, que tem mais de 30 anos de fundação, está recebendo pela primeira vez uma reforma geral. "A partir de agora todas as nossas escolas e creches serão reformadas ou construídas nesse padrão. Vamos investir em qualidade e durabilidade", informou o prefeito Mauro Mendes.

Conforme explicou o secretário Gilberto Figueiredo, a coberta da unidade será toda em telha termoacústica, formada por três camadas: metálica, revestida com isopor e acabamento em filme. "Essa telha tem mais de 20 anos de durabilidade e acaba sendo mais econômica e eficiente, pois não teremos problemas futuros com goteiras, já que não acumula água", explicou o secretário.

Além disso, essa telha é ideal para o clima quente de Cuiabá. Como é isolante térmico, ela evita que o calor acumule nas salas, deixando o ambiente mais fresco e, consequentemente, contribuindo para reduzir os gastos com energia elétrica do ar-condicionado.

Outra mudança bastante significativa na reforma serão os pisos e revestimentos, que passarão a ser em granilite e placas, que têm alta resistência e maior durabilidade. A cerâmica, conforme explicou o secretário, descasca com mais facilidade e, quando precisa ser trocada, é difícil encontrar do mesmo modelo. "Tudo foi pensado para durar mais e evitar gastos futuros", afirmou.

As paredes das salas de aula e os corredores também receberão revestimento. Colocados a 1,5 metros de altura, os azulejos vão evitar que as paredes fiquem sujas. "Será mais economia com tintas, pois é fácil de limpar e não teremos que fazer manutenção com frequência", acrescentou Gilberto Figueiredo.

Outra grande novidade que vai conquistar os alunos será a cor das paredes. "Queremos alegrar as salas. Como são ambientes para crianças, nada melhor que deixá-los coloridos. Vamos colocar cores diferentes nas salas", disse o secretário. As cores usadas serão baseadas na bandeira do município, que tem o verde e amarelo em destaque.

Quadra coberta – Segundo a diretora da escola Silvino Leite, Adalgiza Soares Pereira de Arruda, pela primeira vez a unidade de ensino está recebendo uma reforma com qualidade. "Até agora a escola só recebeu remendos e gambiarras. Mas agora está recebendo uma reforma digna. Tudo que imaginei para ela está sendo feito", disse a diretora, acrescentando que o sonho dela era a cobertura da quadra de esporte, que durante a visita foi garantida pelo próprio prefeito.

"Vamos fazer a cobertura, trocar o piso e construir uma arquibancada. A escola vai ganhar um espaço adequado e seguro para os alunos praticarem esportes e ainda ter um espaço de lazer", disse o prefeito.

A unidade de ensino oferece educação infantil e ensino fundamental do 1° ao 3° ano. Possui 392 alunos com idades de 4 a 8 anos.

Assim como a Silvino Leite, a prefeitura também iniciou as obras com esse novo padrão nas escolas Eugênia Pereira de Melo, no bairro Vista Alegre, e na Ministro Marcos Freire, bairro Jardim dos Ipês.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prouni divulga resultado da 1ª chamada do segundo semestre

O resultado da primeira chamada da edição do segundo...

Sorriso abre inscrições para o ‘casamento Abençoado’

Foram abertas as inscrições do Casamento Abençoado para os...

Amostra coletada em MT auxilia em descoberta de nova espécie da flora na Amazônia

Através do mapeamento da vegetação de Mato Grosso, foi...
PUBLICIDADE