A Polícia Judiciária Civil vai concentrar todas as ocorrências de violência praticadas contra agentes municipais de trânsito, os chamados "amarelinhos", na Divisão de Delitos de Trânsito, da Delegacia do Coxipó. A centralização foi acordada, nesta semana, com a Coordenadoria de Trânsito, da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), para celeridade dos procedimentos policiais.
De acordo com o delegado Christian Cabral, a responsabilização dos motoristas que cometem delitos no trânsito dará exemplos para que outros não venham a praticar tais infrações delituosas. "Vamos abrir procedimentos para punir essas pessoas, pois nosso trânsito está muito violento", afirma o delegado.
Segundo a SMTU pelo menos 15 agentes de trânsitos sofreram algum tipo de agressão durante as fiscalizações em Cuiabá, no período de 40 dias. Conforme o coordenador de trânsito da Capital, Rogério Taques, são 178 agentes atuando nas ruas e avenidas de Cuiabá, sendo 138 na fiscalização do trânsito e 40 no transporte.
A maioria das ocorrências é de ameaça, agressão física, insultos e desacatos. No entanto, no dia 28 de junho de 2012, o motorista Rogério José dos Reis agrediu um agente de trânsito com uma "marretinha", na Rua Benedito de Camargo esquina com a Avenida Dante de Oliveira, no bairro Jardim Leblon. O motorista estava no sentido contrário da pista e teria se irritado quando foi abordado pelo agente de trânsito. Ele foi indiciado por tentativa de homicídio.
Em depoimento, o agente de trânsito informou que apenas orientou o motorista da infração, e afirmou que não aplicou multa ao condutor. Já o motorista disse que a agressão foi praticada com as mãos e não com o instrumento.
O caso está na Delegacia do Carumbé sob a presidência do delegado Laudeval de Freitas, que informou que já indiciou por tentativa de homicídio o motorista, mas aguarda laudo pericial para confirmar o meio empregado. "Em razão da conduta, pois colocou em perigo a vida do agente", disse o delegado sobre o indiciamento.