PUBLICIDADE

Cuiabá participa de estudo que avalia competitividade turística

PUBLICIDADE

O prefeito Mauro Mendes se reuniu, esta tarde, com uma pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas para fornecer informações a serem adicionadas ao Índice de Competitividade Nacional do Turismo. A coleta de dados é feita anualmente em 65 cidades brasileiras pelo Ministério do Turismo (MTur) e Sebrae.

Durante a entrevista, o prefeito falou sobre os potenciais da cidade, relação com o governo do Estado, Plano Diretor do Município e prioridades da gestão para o setor turístico. “Nenhuma cidade é boa para o turista, se não for boa para quem vive nela. Estamos caminhando para que Cuiabá se torne ainda mais acolhedora e, que seja reconhecida não somente pela ótima gastronomia e vida noturna”, destacou Mauro Mendes.

Segundo o prefeito, os parques urbanos em fase de execução como o Porto Cuiabá, Tia Nair e Parque das Águas (em processo de licitação), darão um novo sentido ao turismo da Capital, além agradar a todos. “A previsão é de que estes espaços sejam entregues à população até dezembro de 2015.Optamos pela entrega total das obras, justamente porque nossa gestão está focada em desempenhar um trabalho duradouro e de qualidade”, finalizou o prefeito.

O Índice de Competitividade Nacional do Turismo reúne estudos acerca da Infraestrutura geral, Acesso, Serviços e equipamentos turísticos, Atrativos turísticos, Marketing e promoção do destino, Políticas públicas, Cooperação regional, Monitoramento, Economia local, Capacidade empresarial, Aspectos sociais, Aspectos ambientais e Aspectos culturais. Em Cuiabá este estudo é realizado desde 2008.

A pesquisadora da FGV, Isabela Sette, avalia que nos últimos meses Cuiabá passou por grandes transformações.  “Estive aqui no ano passado e pude perceber que o cenário atual é outro, já que algumas obras foram finalizadas e o paisagismo está diferente. A avaliação deste ano será comparada ao ano anterior, para que os gestores visualizem de forma detalhada o questões que podem ser melhoradas no segmento”, explicou.

Isabela ficará na cidade até sexta-feira (15) e, na próxima semana, fará o mapeamento turístico de Vitória (ES). O resultado do levantamento será apresentado ao Ministério do Turismo em novembro. Também participaram da reunião o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado e o secretário-adjunto de Turismo, Jefferson Preza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Capotamento de ambulância deixa um morto em rodovia de Sorriso

Uma ambulância do município de Itanhangá capotou esta noite...

Localizado corpo de mulher que se afogou em rio em Sorriso

O Corpo de Bombeiros confirmou que foi localizado, há...

Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses mobilizaram mais de 15 mil atletas

A edição 2025 dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis...
PUBLICIDADE